A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é um método ativo de aprendizagem amplamente difundido, utilizado e pesquisado no ensino profissional em saúde. Este visa desenvolver um conjunto integrado de conhecimentos, habilidades e atitudes capacitando os profissionais para enfrentar os diferentes desafios nos cenários atuais. Apesar de existir na literatura uma grande variedade de pesquisas sobre a validade e a confiabilidade do método, ainda existem poucos estudos problematizando o desenvolvimento de uma estilística da existência e de cuidado-de-si, em uma perspectiva Foucaultiana. Deste modo, o objetivo do presente artigo é fomentar discussões sobre a relação entre a educação profissional em saúde no método ABP e o desenvolvimento de uma estilística da existência e de cuidado-de-si. Para isto, uma revisão sistemática da literatura foi realizada em bancos de dados on-line de livre acesso, nos idiomas português e inglês, durante o período de julho de 2005 a julho de 2017. A busca por trabalhos científicos no portal BVS – Educação Profissional em Saúde, através da combinação dos descritores elegidos, encontrou um total de 724 artigos. Partindo dos critérios de inclusão e exclusão, um refinamento da busca foi realizado e um total de 26 artigos foram trabalhados. Quanto à especialidade, identificaram-se, um total de: dois artigos sobre a educação de profissionais de terapia ocupacional, cinco artigos sobre a educação de profissionais de enfermagem, oito sobre a educação de profissionais de saúde em geral, e um total de onze focados na educação médica. A educação profissional em saúde é apresentada como em expansão e carecendo de investimentos em novas metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O método de aprendizagem baseada em problemas é, pois, apresentado como uma alternativa inovadora para o desenvolvimento de competências, e para uma formação profissional mais próxima da prática e do cotidiano das atividades em saúde. Concomitantemente, são apresentadas as dificuldades para implantação do método nas instituições de ensino superior e críticas frente à demanda por práticas focadas em desempenho. A ética do cuidado-de-si, tal como proposto por Foucault, é apresentada como alternativa a se pensar no desenvolvimento das competências profissionais de modo a enfatizar uma atitude crítica-reflexiva.