EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE NO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: PROBLEMATIZAÇÕES FOUCAULTIANAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36679 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4211 "inscrito_id" => 2105 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE NO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: PROBLEMATIZAÇÕES FOUCAULTIANAS" "resumo" => "A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é um método ativo de aprendizagem amplamente difundido, utilizado e pesquisado no ensino profissional em saúde. Este visa desenvolver um conjunto integrado de conhecimentos, habilidades e atitudes capacitando os profissionais para enfrentar os diferentes desafios nos cenários atuais. Apesar de existir na literatura uma grande variedade de pesquisas sobre a validade e a confiabilidade do método, ainda existem poucos estudos problematizando o desenvolvimento de uma estilística da existência e de cuidado-de-si, em uma perspectiva Foucaultiana. Deste modo, o objetivo do presente artigo é fomentar discussões sobre a relação entre a educação profissional em saúde no método ABP e o desenvolvimento de uma estilística da existência e de cuidado-de-si. Para isto, uma revisão sistemática da literatura foi realizada em bancos de dados on-line de livre acesso, nos idiomas português e inglês, durante o período de julho de 2005 a julho de 2017. A busca por trabalhos científicos no portal BVS – Educação Profissional em Saúde, através da combinação dos descritores elegidos, encontrou um total de 724 artigos. Partindo dos critérios de inclusão e exclusão, um refinamento da busca foi realizado e um total de 26 artigos foram trabalhados. Quanto à especialidade, identificaram-se, um total de: dois artigos sobre a educação de profissionais de terapia ocupacional, cinco artigos sobre a educação de profissionais de enfermagem, oito sobre a educação de profissionais de saúde em geral, e um total de onze focados na educação médica. A educação profissional em saúde é apresentada como em expansão e carecendo de investimentos em novas metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O método de aprendizagem baseada em problemas é, pois, apresentado como uma alternativa inovadora para o desenvolvimento de competências, e para uma formação profissional mais próxima da prática e do cotidiano das atividades em saúde. Concomitantemente, são apresentadas as dificuldades para implantação do método nas instituições de ensino superior e críticas frente à demanda por práticas focadas em desempenho. A ética do cuidado-de-si, tal como proposto por Foucault, é apresentada como alternativa a se pensar no desenvolvimento das competências profissionais de modo a enfatizar uma atitude crítica-reflexiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, FOUCAULT, CUIDADO-DE-SI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID2105_16102017191315.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THÁLITA CAVALCANTI MENEZES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THÁLITA MENEZES" "autor_email" => "thalitamenezes25@yahoo.co" "autor_ies" => "FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE (FPS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36679 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4211 "inscrito_id" => 2105 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE NO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: PROBLEMATIZAÇÕES FOUCAULTIANAS" "resumo" => "A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é um método ativo de aprendizagem amplamente difundido, utilizado e pesquisado no ensino profissional em saúde. Este visa desenvolver um conjunto integrado de conhecimentos, habilidades e atitudes capacitando os profissionais para enfrentar os diferentes desafios nos cenários atuais. Apesar de existir na literatura uma grande variedade de pesquisas sobre a validade e a confiabilidade do método, ainda existem poucos estudos problematizando o desenvolvimento de uma estilística da existência e de cuidado-de-si, em uma perspectiva Foucaultiana. Deste modo, o objetivo do presente artigo é fomentar discussões sobre a relação entre a educação profissional em saúde no método ABP e o desenvolvimento de uma estilística da existência e de cuidado-de-si. Para isto, uma revisão sistemática da literatura foi realizada em bancos de dados on-line de livre acesso, nos idiomas português e inglês, durante o período de julho de 2005 a julho de 2017. A busca por trabalhos científicos no portal BVS – Educação Profissional em Saúde, através da combinação dos descritores elegidos, encontrou um total de 724 artigos. Partindo dos critérios de inclusão e exclusão, um refinamento da busca foi realizado e um total de 26 artigos foram trabalhados. Quanto à especialidade, identificaram-se, um total de: dois artigos sobre a educação de profissionais de terapia ocupacional, cinco artigos sobre a educação de profissionais de enfermagem, oito sobre a educação de profissionais de saúde em geral, e um total de onze focados na educação médica. A educação profissional em saúde é apresentada como em expansão e carecendo de investimentos em novas metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O método de aprendizagem baseada em problemas é, pois, apresentado como uma alternativa inovadora para o desenvolvimento de competências, e para uma formação profissional mais próxima da prática e do cotidiano das atividades em saúde. Concomitantemente, são apresentadas as dificuldades para implantação do método nas instituições de ensino superior e críticas frente à demanda por práticas focadas em desempenho. A ética do cuidado-de-si, tal como proposto por Foucault, é apresentada como alternativa a se pensar no desenvolvimento das competências profissionais de modo a enfatizar uma atitude crítica-reflexiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, FOUCAULT, CUIDADO-DE-SI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID2105_16102017191315.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THÁLITA CAVALCANTI MENEZES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THÁLITA MENEZES" "autor_email" => "thalitamenezes25@yahoo.co" "autor_ies" => "FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE (FPS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }