Dentro do contexto da educação brasileira, a matemática se apresenta como um grande problema do ponto de vista da aprendizagem. Em todos os exames apontados nacionalmente a matemática é uma das disciplinas com mais rejeição entre os alunos. Assim, surge o nosso tema de estudo, cujo objetivo, nesse trabalho, é conhecer as principais dificuldades apresentadas na aprendizagem da Matemática. Destacamos algumas das dificuldades apresentadas por alunos em sala de aula, as quais não são meramente ilustrativas nem subjetivas e sim são de cunhos neurológicos, psicológicos e cognitivos, que nem sempre são diagnosticadas e passam despercebidas por familiares e educadores, contribuindo para o fracasso em Matemática. Para tal nos debruçamos em literatura apropriada e tivemos contato com uma clínica especializa no tratamento desses problemas. Como resultado, relacionamos uma série de situações, umas dependentes de diagnóstico médico e outras vinculadas mais ao processo de ensino e aprendizagem da matemática, associando-as as suas causas, consequências e possível tratamento. Pudemos também sugerir atividades específicas de matemática para o melhor aproveitamento de determinados materiais didáticos.