PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO FUTURO: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38198 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3636 "inscrito_id" => 237 "titulo" => "PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO FUTURO: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO" "resumo" => "Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professores de matemática das escolas publicas dos municípios de Garanhuns, Quipapá e Venturosa, pelos discentes do curso de matemática da Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns, com o intuito de identificar o perfil do professor que compõe a escola do futuro, através da análise das respostas obtidas, as quais nos permitiu identificar o que pensam os profissionais entrevistados sobre tudo aquilo que diz respeito ao ensino e suas perspectivas. Para isso, nos apoiamos nos estudos de DEMO (2004) "Professor do futuro e reconstrução do conhecimento”, que apresenta o professor como um pesquisador e reconstrutor do conhecimento, que está sempre buscando a melhor maneira de inovar suas práticas pedagógicas, isto é, como o professor do futuro, aquele que proporciona aos seus alunos, a partir disto, uma aprendizagem mais significativa. No decorrer do trabalho, percebemos que, para a educação ser transformada, é necessário que os profissionais que atuam nesta área também passem por uma transformação, tornando-se, desta feita, um profissional pesquisador, que aprimora suas técnicas de ensino, auxiliando, assim, no conhecimento e no desenvolvimento tanto de seus alunos quanto o seu. Notamos ainda que, apesar das dificuldades, os professores que participaram do estudo, tentam agir como um professor do futuro, inovando em suas práticas, porém, as limitações a eles impostas, muitas vezes impedem que eles consigam obter sucesso em sua atuação. Dessa forma, é importante ressaltar o papel da escola, que deve, enquanto instituição de ensino, e peça fundamental da educação, encontrar uma maneira de amenizar essas dificuldades, contribuindo para transformar seus profissionais em professores do futuro." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSOR DO FUTURO, PROFESSOR PESQUISADOR, PERFIL DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID237_14102017234011.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILMARA IZABEL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILMARAA" "autor_email" => "silmara.izabel@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38198 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3636 "inscrito_id" => 237 "titulo" => "PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO FUTURO: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO" "resumo" => "Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professores de matemática das escolas publicas dos municípios de Garanhuns, Quipapá e Venturosa, pelos discentes do curso de matemática da Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns, com o intuito de identificar o perfil do professor que compõe a escola do futuro, através da análise das respostas obtidas, as quais nos permitiu identificar o que pensam os profissionais entrevistados sobre tudo aquilo que diz respeito ao ensino e suas perspectivas. Para isso, nos apoiamos nos estudos de DEMO (2004) "Professor do futuro e reconstrução do conhecimento”, que apresenta o professor como um pesquisador e reconstrutor do conhecimento, que está sempre buscando a melhor maneira de inovar suas práticas pedagógicas, isto é, como o professor do futuro, aquele que proporciona aos seus alunos, a partir disto, uma aprendizagem mais significativa. No decorrer do trabalho, percebemos que, para a educação ser transformada, é necessário que os profissionais que atuam nesta área também passem por uma transformação, tornando-se, desta feita, um profissional pesquisador, que aprimora suas técnicas de ensino, auxiliando, assim, no conhecimento e no desenvolvimento tanto de seus alunos quanto o seu. Notamos ainda que, apesar das dificuldades, os professores que participaram do estudo, tentam agir como um professor do futuro, inovando em suas práticas, porém, as limitações a eles impostas, muitas vezes impedem que eles consigam obter sucesso em sua atuação. Dessa forma, é importante ressaltar o papel da escola, que deve, enquanto instituição de ensino, e peça fundamental da educação, encontrar uma maneira de amenizar essas dificuldades, contribuindo para transformar seus profissionais em professores do futuro." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSOR DO FUTURO, PROFESSOR PESQUISADOR, PERFIL DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID237_14102017234011.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILMARA IZABEL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILMARAA" "autor_email" => "silmara.izabel@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }