Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professores de matemática das escolas publicas dos municípios de Garanhuns, Quipapá e Venturosa, pelos discentes do curso de matemática da Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns, com o intuito de identificar o perfil do professor que compõe a escola do futuro, através da análise das respostas obtidas, as quais nos permitiu identificar o que pensam os profissionais entrevistados sobre tudo aquilo que diz respeito ao ensino e suas perspectivas. Para isso, nos apoiamos nos estudos de DEMO (2004) "Professor do futuro e reconstrução do conhecimento”, que apresenta o professor como um pesquisador e reconstrutor do conhecimento, que está sempre buscando a melhor maneira de inovar suas práticas pedagógicas, isto é, como o professor do futuro, aquele que proporciona aos seus alunos, a partir disto, uma aprendizagem mais significativa. No decorrer do trabalho, percebemos que, para a educação ser transformada, é necessário que os profissionais que atuam nesta área também passem por uma transformação, tornando-se, desta feita, um profissional pesquisador, que aprimora suas técnicas de ensino, auxiliando, assim, no conhecimento e no desenvolvimento tanto de seus alunos quanto o seu. Notamos ainda que, apesar das dificuldades, os professores que participaram do estudo, tentam agir como um professor do futuro, inovando em suas práticas, porém, as limitações a eles impostas, muitas vezes impedem que eles consigam obter sucesso em sua atuação. Dessa forma, é importante ressaltar o papel da escola, que deve, enquanto instituição de ensino, e peça fundamental da educação, encontrar uma maneira de amenizar essas dificuldades, contribuindo para transformar seus profissionais em professores do futuro.