A avaliação vem fazendo parte do cotidiano das pessoas desde muito tempo e tem suma importância na vida das mesmas, em especial no campo educacional para elaboração de uma prática educativa sustentável no que diz respeito ao aperfeiçoamento e elaboração de intervenções nas dificuldades dos discentes e metodologia dos docentes. Neste contexto a avaliação da aprendizagem torna-se uma ferramenta indispensável no contexto educacional, sobretudo na elaboração de instrumentos que possam garantir uma avaliação inclusiva com direitos a uma análise completa do educando. O presente trabalho teve por objetivo realizar o diagnóstico do perfil da avaliação da aprendizagem executada pelos professores das turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental das Escolas Municipais Castro Alves e Humberto de Campos localizados no município de Santana do Maranhão - MA. Para fins de análise foram utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa através da aplicação de questionários semi-estruturados aplicados diretamente aos professores pesquisados. Vimos, por este, que apesar dos professores pesquisados estarem familiarizados com a temática avaliação da aprendizagem muitos sentem dificuldade de se desprender das práticas tradicionalmente utilizadas que tornam a avaliação uma prática excludente e classificatória do processo de ensino aprendizagem. A maioria dos pesquisados utilizam mais de uma forma de avaliação incluindo sempre a prova escrita, na maioria das vezes realizada de forma individual com questões dissertativas e objetivas e de caráter somativa. Os pesquisados admitiram a necessidade de maiores discussões do tema em reuniões pedagógicas e da oferta de treinamento para formação continuada que contemplem esse tema. Por este vimos a necessidade de constantes discussões e a elaboração de objetivos e propostas que contemplem a avaliação da aprendizagem como norteadora da mudança de posturas frente as necessidades discentes verificadas sem perder de vista que esta não se propões a apenas avaliar o aluno mas todo o processo de ensino aprendizagem.