CONCEPÇÕES DA PROPOSTA CURRICULAR E A PRÁTICA DE SALA DE AULA SOBRE A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SÃO LOURENÇO DA MATA – PE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36194 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1762 "inscrito_id" => 7590 "titulo" => "CONCEPÇÕES DA PROPOSTA CURRICULAR E A PRÁTICA DE SALA DE AULA SOBRE A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SÃO LOURENÇO DA MATA – PE" "resumo" => "Este artigo é resultado de um trabalho da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, realizado no primeiro período de 2015. Nesta disciplina, tinha-se como atividade curricular: desenvolver um trabalho de investigar uma prática pedagógica em uma escola municipal, onde dever-se-ia considerar a proposta curricular da ação investigada. Assim, esta investigação teve lugar na Escola Municipal Jair Pereira de Oliveira, situada na zona rural de São Lourenço da Mata/ PE entre marco e julho de 2015. Investigou-se, especificamente a ação pedagógica da professora do 5º ano. Objetivou-se neste trabalho, verificar como a temática da diversidade é trabalhada em sala de aula e, como tal conteúdo perpassa pelo currículo quer prescrito, quer oculto e pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Metodologicamente, se caracteriza como uma pesquisa de campo. Utilizou-se como material de análise: entrevistas semiestruturadas e observação. Para a análise dos dados, lançamos mão à Análise de Conteúdo desenvolvida por Bardin. A constatação advinda do campo investigado articula-se ao material bibliográfico no sentido de que, o currículo de fato é um campo de disputa de poder e significados, que ganha legitimidade no espaço escolar, o qual está estruturado numa lógica hierárquica que, impõe limites ao processo de ensino aprendizagem e, limita o professor desenvolver sua pratica pedagógica de forma a atender a diversidade presente em sala de aula. Contrariamente, privilegia-se e ao mesmo tempo se matem através do material didático, do currículo prescrito e oculto, as estruturas históricas: brancas; eurocêntricas; patriarcal; católica; pentecostal e neopentecostal. Concluiu-se, portanto que, a prática pedagógica da professora investigada pouco questiona tais concepções à medida que a mesma afirma não trabalhar a temática da diversidade em função da cultura dominante na comunidade, sobretudo, religiosa. Conclui-se ainda, a forte presença da estrutura social e histórica influenciando a prática pedagógica na escola da zona rural, a qual assenta-se no modelo de uma pedagogia dominante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, DIVERSIDADE, ESCOLA DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7590_11092017112325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOEL SEVERINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOEL SILVA" "autor_email" => "joelsilva.educar@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36194 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1762 "inscrito_id" => 7590 "titulo" => "CONCEPÇÕES DA PROPOSTA CURRICULAR E A PRÁTICA DE SALA DE AULA SOBRE A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SÃO LOURENÇO DA MATA – PE" "resumo" => "Este artigo é resultado de um trabalho da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, realizado no primeiro período de 2015. Nesta disciplina, tinha-se como atividade curricular: desenvolver um trabalho de investigar uma prática pedagógica em uma escola municipal, onde dever-se-ia considerar a proposta curricular da ação investigada. Assim, esta investigação teve lugar na Escola Municipal Jair Pereira de Oliveira, situada na zona rural de São Lourenço da Mata/ PE entre marco e julho de 2015. Investigou-se, especificamente a ação pedagógica da professora do 5º ano. Objetivou-se neste trabalho, verificar como a temática da diversidade é trabalhada em sala de aula e, como tal conteúdo perpassa pelo currículo quer prescrito, quer oculto e pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Metodologicamente, se caracteriza como uma pesquisa de campo. Utilizou-se como material de análise: entrevistas semiestruturadas e observação. Para a análise dos dados, lançamos mão à Análise de Conteúdo desenvolvida por Bardin. A constatação advinda do campo investigado articula-se ao material bibliográfico no sentido de que, o currículo de fato é um campo de disputa de poder e significados, que ganha legitimidade no espaço escolar, o qual está estruturado numa lógica hierárquica que, impõe limites ao processo de ensino aprendizagem e, limita o professor desenvolver sua pratica pedagógica de forma a atender a diversidade presente em sala de aula. Contrariamente, privilegia-se e ao mesmo tempo se matem através do material didático, do currículo prescrito e oculto, as estruturas históricas: brancas; eurocêntricas; patriarcal; católica; pentecostal e neopentecostal. Concluiu-se, portanto que, a prática pedagógica da professora investigada pouco questiona tais concepções à medida que a mesma afirma não trabalhar a temática da diversidade em função da cultura dominante na comunidade, sobretudo, religiosa. Conclui-se ainda, a forte presença da estrutura social e histórica influenciando a prática pedagógica na escola da zona rural, a qual assenta-se no modelo de uma pedagogia dominante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, DIVERSIDADE, ESCOLA DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7590_11092017112325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOEL SEVERINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOEL SILVA" "autor_email" => "joelsilva.educar@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }