Diante das constantes reclamações de alunos do Ensino Fundamental II sobre o assunto Equações Quadráticas, mais precisamente a utilização demasiada e restrita que alguns professores fazem do conteúdo que chamamos no Brasil de Fórmula de Bháskara, este trabalho relata uma abordagem metodológica na resolução dessas equações polinomiais do segundo grau em casos específicos com o intuito de ensinar de forma mais eficiente. Através de manipulação algébrica em comparação à utilização da Fórmula de Bhaskara, abordamos o conteúdo de forma construtivista de posse dos conhecimentos de produtos notáveis. Partimos do princípio que o aluno aprende melhor quando entendemos pequenas aplicações algébricas, fundamentadas, devidamente demonstradas e respaldadas pela lógica, do que através da aplicação direta de uma fórmula. Desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola General Abreu e Lima – Abreu e Lima/PE, neste trabalho nós enfatizamos métodos simples de obtenção de soluções, através de Conceituação e Manipulação, na determinação das raízes. Defendemos que o aluno que tem bom entendimento do conceito e manipula bem o conteúdo, no sentido de operar corretamente e relativamente rápido, tem mais facilidade de resolver situações-problemas. Oferecendo assim opções de soluções de forma agradável, fácil e resumida para casos específicos em que a equação ax2 + bx + c = 0 (a, b, c coeficientes e números reais), tem b = 0, c = 0 ou a = 1. Após a Conceituação e Manipulação das Equações Quadráticas, aplicamos uma verificação de aprendizado com operações e questões contextualizadas para comparar a eficiência da metodologia.