O Raciocínio Lógico é uma ciência usualmente ligada à matemática. Daí surge o conceito errôneo de que esse conhecimento serve apenas para essa área. Sendo que, quando um indivíduo tem um Raciocínio Lógico desenvolvido ele pode usar em todas as esferas da vida e disciplinas estudadas na escola, incluindo a química, pois o ser humano é por natureza um ser lógico, mas o que se percebe é que como todas as nossas habilidades, essa capacidade lógica precisa ser incentivada e alimentada com problemas a serem resolvidos. Logo, o objetivo da presente pesquisa consiste em verificar como o raciocínio lógico é essencial para desenvolver habilidades para a aprendizagem da disciplina de química. Para este propósito, realizou-se uma revisão bibliográfica, fundamentada em pesquisas de autores que discutem sobre a importância do desenvolvimento do raciocínio lógico como ferramenta de aprendizagem da química e, elaborou-se e aplicou-se questionários contendo 6 questões, sendo três de química e três de raciocínio lógico, para avaliar a relação entre acertos e erros das questões das duas "diferentes" áreas. Com a análise dos dados obtidos infere-se que dos dez questionários aplicados, a maioria (7 ou 70%) mostraram um indício de que, independentemente do número de erros e acertos, um raciocínio lógico bem desenvolvido (ou não) pode influenciar na aprendizagem da disciplina de química. Os outros três questionários (3 ou 30%) podem ter sido respondidos dessa maneira por falta de atenção, interpretação, entre outros. Portanto, pode-se deduzir que o raciocínio lógico não é apenas uma área da matemática empregada apenas em provas de concursos, mais também pode influenciar na aprendizagem de outras disciplinas, incluindo o objeto deste artigo: a química.