Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA FORMAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: UMA HABILIDADE CRIATIVAMENTE INOVADORA

Palavra-chaves: CRIATIVIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36364 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 738 "inscrito_id" => 5648 "titulo" => "DA FORMAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: UMA HABILIDADE CRIATIVAMENTE INOVADORA" "resumo" => "A sociedade do conhecimento provoca exigências e mudanças em todos os setores da vida social. Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da importância de potencializar e desenvolver habilidades e iniciativas que promovam à criatividade. Baseado em pesquisa bibliográfica e empírica, procura identificar a importância da criatividade no século de constantes mudanças, que obrigam o ser humano a ser crítico e a se preparar para o desconhecido. Reflete especificamente sobre a importância da criatividade numa perspectiva de relação com a formação e a prática docente, mesmo sabendo que as recentes teorias sobre criatividade afirmam que ela é inerente a todo ser humano, podendo ser desenvolvida em todas as pessoas, independente de idade, gênero, condição social, etc. Considerando que na formação docente a criatividade não é sequer mencionada como essencial à sua atuação, o docente, de modo geral, não aprende nem reconhece o que é possível fazer, intencionalmente, através de técnicas, estratégias, métodos, exercícios, etc, levando em consideração a criatividade em seus procedimentos, tornando a disciplina mais agradável e favorecendo o desenvolvimento do potencial criativo e reflexivo do aluno, como uma das premissas para inserção de mercado atual. Para a metodologia, optamos pela pesquisa bibliográfica considerando autores de diversas áreas que tratam sobre assuntos relacionados à criatividade, formação e prática docente. Os resultados apontam que há uma carência para a inovação levando em consideração à atuação criativa desse profissional, configuradas através de reflexões acerca do papel da criatividade e suas contribuições para a formação e prática docente. Portanto, a pesquisa reconhece a criatividade como ferramenta preciosa para a inovação das práticas pedagógicas através da concepção de criar e ativar a mente.A sociedade do conhecimento provoca exigências e mudanças em todos os setores da vida social. Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da importância de p" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CRIATIVIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5648_04092017102642.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SELMA BARBOZA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SELMA BARBOZA" "autor_email" => "selmabar@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36364 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 738 "inscrito_id" => 5648 "titulo" => "DA FORMAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: UMA HABILIDADE CRIATIVAMENTE INOVADORA" "resumo" => "A sociedade do conhecimento provoca exigências e mudanças em todos os setores da vida social. Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da importância de potencializar e desenvolver habilidades e iniciativas que promovam à criatividade. Baseado em pesquisa bibliográfica e empírica, procura identificar a importância da criatividade no século de constantes mudanças, que obrigam o ser humano a ser crítico e a se preparar para o desconhecido. Reflete especificamente sobre a importância da criatividade numa perspectiva de relação com a formação e a prática docente, mesmo sabendo que as recentes teorias sobre criatividade afirmam que ela é inerente a todo ser humano, podendo ser desenvolvida em todas as pessoas, independente de idade, gênero, condição social, etc. Considerando que na formação docente a criatividade não é sequer mencionada como essencial à sua atuação, o docente, de modo geral, não aprende nem reconhece o que é possível fazer, intencionalmente, através de técnicas, estratégias, métodos, exercícios, etc, levando em consideração a criatividade em seus procedimentos, tornando a disciplina mais agradável e favorecendo o desenvolvimento do potencial criativo e reflexivo do aluno, como uma das premissas para inserção de mercado atual. Para a metodologia, optamos pela pesquisa bibliográfica considerando autores de diversas áreas que tratam sobre assuntos relacionados à criatividade, formação e prática docente. Os resultados apontam que há uma carência para a inovação levando em consideração à atuação criativa desse profissional, configuradas através de reflexões acerca do papel da criatividade e suas contribuições para a formação e prática docente. Portanto, a pesquisa reconhece a criatividade como ferramenta preciosa para a inovação das práticas pedagógicas através da concepção de criar e ativar a mente.A sociedade do conhecimento provoca exigências e mudanças em todos os setores da vida social. Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da importância de p" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CRIATIVIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5648_04092017102642.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SELMA BARBOZA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SELMA BARBOZA" "autor_email" => "selmabar@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A sociedade do conhecimento provoca exigências e mudanças em todos os setores da vida social. Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da importância de potencializar e desenvolver habilidades e iniciativas que promovam à criatividade. Baseado em pesquisa bibliográfica e empírica, procura identificar a importância da criatividade no século de constantes mudanças, que obrigam o ser humano a ser crítico e a se preparar para o desconhecido. Reflete especificamente sobre a importância da criatividade numa perspectiva de relação com a formação e a prática docente, mesmo sabendo que as recentes teorias sobre criatividade afirmam que ela é inerente a todo ser humano, podendo ser desenvolvida em todas as pessoas, independente de idade, gênero, condição social, etc. Considerando que na formação docente a criatividade não é sequer mencionada como essencial à sua atuação, o docente, de modo geral, não aprende nem reconhece o que é possível fazer, intencionalmente, através de técnicas, estratégias, métodos, exercícios, etc, levando em consideração a criatividade em seus procedimentos, tornando a disciplina mais agradável e favorecendo o desenvolvimento do potencial criativo e reflexivo do aluno, como uma das premissas para inserção de mercado atual. Para a metodologia, optamos pela pesquisa bibliográfica considerando autores de diversas áreas que tratam sobre assuntos relacionados à criatividade, formação e prática docente. Os resultados apontam que há uma carência para a inovação levando em consideração à atuação criativa desse profissional, configuradas através de reflexões acerca do papel da criatividade e suas contribuições para a formação e prática docente. Portanto, a pesquisa reconhece a criatividade como ferramenta preciosa para a inovação das práticas pedagógicas através da concepção de criar e ativar a mente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.