A atividade lúdica didática ou pedagógica é estabelecida como uma ferramenta auxiliar por contribuir para o conhecimento em sala de aula. O presente relato tem como objetivo explorar o potencial metodológico que a utilização dos jogos tem como alternativa para o melhoramento no processo de ensino-aprendizagem no conteúdo de Reprodução humana, sendo assim diminuindo a dificuldade em compreender os conteúdos apresentados em sala de aula a partir de um jogo ilustrativo do sistema reprodutor feminino. O objetivo deste jogo foi explorar o potencial didático que a utilização dos jogos tem como alternativa para o melhoramento do processo de aprendizagem no ensino da educação em Nutrição e Dietética a partir de um relato de experiência. O jogo foi desenvolvido com estudantes do curso técnico em Nutrição aplicando no mês de agosto de 2017 a Setembro de 2017 na Escola Técnica Almirante Soares Dutra (ETEASD) localizado no bairro do Recife. Este estudo foi realizado através de observação e aplicação de questionário contendo questões objetivas em um pré e pós-teste. Os resultados nos revelam que um número significativo de discentes teve estatisticamente uma melhora na sua assimilação do conteúdo, confirmando que o lúdico, se mostra uma ferramenta altamente relevante na prática de ensino. Sendo assim, a utilização do jogo foi satisfatória enquanto instrumento mediador do conhecimento e dos conteúdos abordados em sala de aula. Os resultados da intervenção pedagógica reforçam o papel do desempenho inovador no processo de ensino-aprendizagem, fugindo das metodologias tradicionais, isso indica que haja uma conscientização das instituições de educação do ensino médio acerca do valor elemento lúdico na formação integral do educando.