Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIANÇA E A LEGISLAÇÃO CONSTITUCIONAL: DIREITO A UM EDUCADOR COM PERFIL ESPECÍFICO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, PERFIL DA PROFESSORA, CRIANÇA, DIREITOS Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36332
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4313
    "inscrito_id" => 8524
    "titulo" => "CRIANÇA E A LEGISLAÇÃO CONSTITUCIONAL: DIREITO A UM EDUCADOR COM PERFIL ESPECÍFICO"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre o perfil da professora que atua na Educação Infantil. As reflexões acerca do tema surgiram em reuniões do Conselho Municipal de Educação (CME) de Mossoró/RN, quando nas suas pautas abordou questões referentes à prática docente, requisitos e competências básicas para atuação do docente. Parte do pressuposto de que o professor precisa favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, mediando experiências diversificadas, enriquecedoras fortalecendo a auto-estima delas. Teóricos relevantes que discutem a criança e a infância, assim como a legislação vigente fundamentam esta pesquisa. Realizou-se visitas in loco em dez Unidades de Educação Infantil – UEIs, que oferecem creche e pré-escola, oportunidade em que realizamos um encontro formativo denominado “Ciranda” com o fim de reunir profissionais das Unidades de Educação Infantil da rede municipal para dialogar sobre o tema. Como resultado, o Conselho Municipal de Educação de Mossoró aprovou e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, publicou a Resolução Nº 03/2017 – CME, em 04 de abril de 2017. O documento trata do perfil e as competências para o professor da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. Considera-se que os professores precisam estar dispostos a valorizar as brincadeiras e as interações como pré-requisitos da sua prática, oferecendo assim oportunidades de aprendizagens diversificadas, enriquecedoras que contribuam para o pleno desenvolvimento da criança. Portanto, é indispensável que o professor da Educação Infantil seja criterioso ao planejar, selecionar e organizar atividades, materiais e brincadeiras que serão utilizados na rotina diária com as crianças. Igualmente, o professor deverá projetar os espaços e os tempos pedagógicos, assim como adequar os conteúdos e as atividades às brincadeiras realizadas. Em suma, considera-se que, na Educação Infantil, o professor precisa ser aquele profissional que deve ter em suas competências a dimensão de oportunizar as crianças momentos de ampliação de experiências com acesso e apropriação de aprendizagens, com foco na incentivação da sua autonomia, com ações no cuidado pessoal, saúde e bem estar, associadas com o educar, cuidar e brincar, incluindo todas as crianças sem distinções,  condição importante e essencial que deverá constar na sua prática diária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PERFIL DA PROFESSORA, CRIANÇA, DIREITOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID8524_16102017203202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA RILZONETE DE CASTRO BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "RILZONETE "
    "autor_email" => "rilzonetebatista@hotmail."
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36332
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4313
    "inscrito_id" => 8524
    "titulo" => "CRIANÇA E A LEGISLAÇÃO CONSTITUCIONAL: DIREITO A UM EDUCADOR COM PERFIL ESPECÍFICO"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre o perfil da professora que atua na Educação Infantil. As reflexões acerca do tema surgiram em reuniões do Conselho Municipal de Educação (CME) de Mossoró/RN, quando nas suas pautas abordou questões referentes à prática docente, requisitos e competências básicas para atuação do docente. Parte do pressuposto de que o professor precisa favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, mediando experiências diversificadas, enriquecedoras fortalecendo a auto-estima delas. Teóricos relevantes que discutem a criança e a infância, assim como a legislação vigente fundamentam esta pesquisa. Realizou-se visitas in loco em dez Unidades de Educação Infantil – UEIs, que oferecem creche e pré-escola, oportunidade em que realizamos um encontro formativo denominado “Ciranda” com o fim de reunir profissionais das Unidades de Educação Infantil da rede municipal para dialogar sobre o tema. Como resultado, o Conselho Municipal de Educação de Mossoró aprovou e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, publicou a Resolução Nº 03/2017 – CME, em 04 de abril de 2017. O documento trata do perfil e as competências para o professor da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. Considera-se que os professores precisam estar dispostos a valorizar as brincadeiras e as interações como pré-requisitos da sua prática, oferecendo assim oportunidades de aprendizagens diversificadas, enriquecedoras que contribuam para o pleno desenvolvimento da criança. Portanto, é indispensável que o professor da Educação Infantil seja criterioso ao planejar, selecionar e organizar atividades, materiais e brincadeiras que serão utilizados na rotina diária com as crianças. Igualmente, o professor deverá projetar os espaços e os tempos pedagógicos, assim como adequar os conteúdos e as atividades às brincadeiras realizadas. Em suma, considera-se que, na Educação Infantil, o professor precisa ser aquele profissional que deve ter em suas competências a dimensão de oportunizar as crianças momentos de ampliação de experiências com acesso e apropriação de aprendizagens, com foco na incentivação da sua autonomia, com ações no cuidado pessoal, saúde e bem estar, associadas com o educar, cuidar e brincar, incluindo todas as crianças sem distinções,  condição importante e essencial que deverá constar na sua prática diária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PERFIL DA PROFESSORA, CRIANÇA, DIREITOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID8524_16102017203202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA RILZONETE DE CASTRO BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "RILZONETE "
    "autor_email" => "rilzonetebatista@hotmail."
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre o perfil da professora que atua na Educação Infantil. As reflexões acerca do tema surgiram em reuniões do Conselho Municipal de Educação (CME) de Mossoró/RN, quando nas suas pautas abordou questões referentes à prática docente, requisitos e competências básicas para atuação do docente. Parte do pressuposto de que o professor precisa favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, mediando experiências diversificadas, enriquecedoras fortalecendo a auto-estima delas. Teóricos relevantes que discutem a criança e a infância, assim como a legislação vigente fundamentam esta pesquisa. Realizou-se visitas in loco em dez Unidades de Educação Infantil – UEIs, que oferecem creche e pré-escola, oportunidade em que realizamos um encontro formativo denominado “Ciranda” com o fim de reunir profissionais das Unidades de Educação Infantil da rede municipal para dialogar sobre o tema. Como resultado, o Conselho Municipal de Educação de Mossoró aprovou e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, publicou a Resolução Nº 03/2017 – CME, em 04 de abril de 2017. O documento trata do perfil e as competências para o professor da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. Considera-se que os professores precisam estar dispostos a valorizar as brincadeiras e as interações como pré-requisitos da sua prática, oferecendo assim oportunidades de aprendizagens diversificadas, enriquecedoras que contribuam para o pleno desenvolvimento da criança. Portanto, é indispensável que o professor da Educação Infantil seja criterioso ao planejar, selecionar e organizar atividades, materiais e brincadeiras que serão utilizados na rotina diária com as crianças. Igualmente, o professor deverá projetar os espaços e os tempos pedagógicos, assim como adequar os conteúdos e as atividades às brincadeiras realizadas. Em suma, considera-se que, na Educação Infantil, o professor precisa ser aquele profissional que deve ter em suas competências a dimensão de oportunizar as crianças momentos de ampliação de experiências com acesso e apropriação de aprendizagens, com foco na incentivação da sua autonomia, com ações no cuidado pessoal, saúde e bem estar, associadas com o educar, cuidar e brincar, incluindo todas as crianças sem distinções, condição importante e essencial que deverá constar na sua prática diária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.