Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRELAÇANDO SABERES ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DA UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS-UFRPE DO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Palavra-chaves: CONTRIBUIÇÕES, PROJETOS, DIALOGICIDADE Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Em seguida, são apresentadas reflexões teóricas que subsidiam e aludem o compromisso da universidade para com a sociedade e sua forma de articulação e dialeticidade, além da uma explanação sobre os objetivos e finalidades das ações de extensão na universidade. A análise quantitativa dos projetos de extensão com bolsas estudantis desenvolvidos na Unidade Acadêmica de Garanhuns-UFRPE aponta uma tendência de crescimento com R=0,9757, nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016, crescimento este de 29,7% de 2013 para 2016. Por fim, destaca-se a necessidade da continuidade e ampliação do entendimento, no contexto da quantitativo e qualitativo, da extensão universitária realizada pelas IFEs. No contexto da análise da Unidade Acadêmica de Garanhuns, os dados demostram o empenho da gestão da UFRPE sobre seu papel no desenvolvimento de ações de extensão, que por sua vez, promovem mudanças positivas na sociedade em que está inserida, e para os discentes bolsistas, que são estimulados a participarem de tais ações.A universidade tem em sua trajetória histórica abarcado diferentes funções e atribuições que ultrapassam as salas de aula e que viabilizam uma relação contribut" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CONTRIBUIÇÕES, PROJETOS, DIALOGICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID6380_14092017213059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALY SANTANA LUNA" "autor_nome_curto" => "NATALY" "autor_email" => "nataly.luna.08@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36793 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2603 "inscrito_id" => 6380 "titulo" => """ ENTRELAÇANDO SABERES ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE:\r\n UMA ANÁLISE DA UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS-UFRPE\r\n DO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA """ "resumo" => "A universidade tem em sua trajetória histórica abarcado diferentes funções e atribuições que ultrapassam as salas de aula e que viabilizam uma relação contributiva mais próxima com a sociedade, atuando nos eixos de Ensino, Pesquisa e Extensão. 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Em seguida, são apresentadas reflexões teóricas que subsidiam e aludem o compromisso da universidade para com a sociedade e sua forma de articulação e dialeticidade, além da uma explanação sobre os objetivos e finalidades das ações de extensão na universidade. A análise quantitativa dos projetos de extensão com bolsas estudantis desenvolvidos na Unidade Acadêmica de Garanhuns-UFRPE aponta uma tendência de crescimento com R=0,9757, nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016, crescimento este de 29,7% de 2013 para 2016. Por fim, destaca-se a necessidade da continuidade e ampliação do entendimento, no contexto da quantitativo e qualitativo, da extensão universitária realizada pelas IFEs. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A universidade tem em sua trajetória histórica abarcado diferentes funções e atribuições que ultrapassam as salas de aula e que viabilizam uma relação contributiva mais próxima com a sociedade, atuando nos eixos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Considerando essa relação e reflexão, que dialoga com as diferentes realidades, torna-se imprescindível analisar a trajetória evolutiva referente aos projetos de extensão desenvolvidos nas Instituições Federais de ensino superior (IFEs). Assim, a realização deste estudo teve o objetivo discutir a inserção da Universidade dentro de um contexto plural da sociedade e analisar quantitativamente a evolução dos projetos de extensão realizados pela Unidade Acadêmica de Garanhuns - UFRPE, com ênfase àqueles com concessão de bolsa estudantil de 2013 a 2016. Neste sentido, foi realizado um breve histórico que discorre sobre o acesso, contexto político, propostas e movimentos de reformas da, e na universidade, as dificuldades de sua real aplicação no Brasil, e o que os teóricos lhe atribuem como função e forma de trabalho. Em seguida, são apresentadas reflexões teóricas que subsidiam e aludem o compromisso da universidade para com a sociedade e sua forma de articulação e dialeticidade, além da uma explanação sobre os objetivos e finalidades das ações de extensão na universidade. A análise quantitativa dos projetos de extensão com bolsas estudantis desenvolvidos na Unidade Acadêmica de Garanhuns-UFRPE aponta uma tendência de crescimento com R=0,9757, nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016, crescimento este de 29,7% de 2013 para 2016. Por fim, destaca-se a necessidade da continuidade e ampliação do entendimento, no contexto da quantitativo e qualitativo, da extensão universitária realizada pelas IFEs. No contexto da análise da Unidade Acadêmica de Garanhuns, os dados demostram o empenho da gestão da UFRPE sobre seu papel no desenvolvimento de ações de extensão, que por sua vez, promovem mudanças positivas na sociedade em que está inserida, e para os discentes bolsistas, que são estimulados a participarem de tais ações.

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