Esta pesquisa analisou as contribuições da Filosofia do Personalista nas práticas pedagógicas docente do ensino médio. E tem como objetivo descrever as contribuições que o Personalismo aporta no melhoramento das práxis pedagógicas. Tal filosofia supera as limitações da educação tradicional, buscando um equilíbrio entre o desenvolvimento das competências da educação para o mundo do trabalho, a educação para si, e uma educação para a formação da pessoa. Além disso, concretamente a Pedagogia Personalista concede nova visão antropológica, teleológica e metodológica que melhora as atividades pedagógicas docentes no ensino médio por contribuir plenamente com uma práxis educativa que coloca a pessoa no centro da educação, valorizando o ser humano na busca de sua plenitude, constituindo-se como guia e norte no desenvolvimento das potencialidades que são inerentes à condição da “pessoa” humana. A abordagem metodológica é com enfoque bibliográfico, com analise em algumas das obras dos autores como Mounier, Guardini, Maritain, Quiles, Freire, Winfried Böhm e outros; Consulta a artigos acadêmicos disponibilizados pela WEB. Dos resultados mais ressaltantes o personalismo valoriza o surgimento da liberdade pessoal, a ideia sobre a qual está assentada toda reflexão teleológica com poder ativo da vontade pelo qual o homem toma uma posição frente a si mesmo e dos demais. Com isso, o leva a criatividade, a autonomia, a autogestão, a cogestão e a emancipação do aluno; e a Educação Personalista que concede a educação um processo intrapessoal, com fundamentos antropológicos, sobretudo que na sua essência estão situados na íntima relação com o homem; e a Pedagogia Personalista que promove a capacidade humana de apropriar-se, de criar, de encontrar novas técnicas para se encaixar a situação do ambiente. Encontrar soluções para as adversidades é a sua habilidade, a comunicação é o fator que possibilita os sujeitos a coparticipação no ato de pensar, o que se dá por meio da reciprocidade, da intencionalidade e da não passividade, tudo isso, significa promover a concepção do educando e a finalidade da educação do Ensino Médio para a construção de uma sociedade auto gestionada e profundamente humanista, emancipadora.