A legislação educacional brasileira (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Parâmetros Curriculares nacional) preconiza a Educação Ambiental como componente curricular obrigatório de muitas disciplinas no programa do Ensino Médio, com isso este trabalho aponta a importância da discussão acerca da educação ambiental em disciplinas de Biologia e Química, especificamente, utilizando o conceito de fitorremediação com alunos do Ensino Médio de uma escola pública sobralense, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. A pesquisa participante envolveu dez alunos do primeiro ano do ensino médio em três etapas: inicialmente um seminário onde o tema fora abordado e discutido com os mesmos, em um segundo momento, criou-se um grupo em uma rede social para posterior comunicação com os discentes e acompanhamento das pesquisas e dúvidas emergidas durante o trabalho dos discentes e, por fim, na terceira etapa, a aplicação da fitorremediação em áreas afetadas pela poluição na cidade de Sobral (CE). O desenvolvimento da pesquisa permitiu evidenciar a importância da discussão da Educação Ambiental na educação básica e que tal discussão permite uma integração dos conteúdos escolares com as vivências dos discentes nas comunidades onde estão inseridos.