PROFESSORES DE SOCIOLOGIA ESCOLAR: PROBLEMATIZANDO ALGUMAS QUESTÕES.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38364 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1018 "inscrito_id" => 4956 "titulo" => "PROFESSORES DE SOCIOLOGIA ESCOLAR: PROBLEMATIZANDO ALGUMAS QUESTÕES." "resumo" => "Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo que retrata um quadro preocupante das escolas estaduais do Estado do Rio de Janeiro: professores não formados nos cursos de Ciências Sociais dando aula de Sociologia na escola básica sem nenhum “preparo” para tal função. A questão que se coloca é a seguinte: será que para ministrar a disciplina de Sociologia é necessário que haja uma formação específica ou qualquer professor pode ministrar essa disciplina? Como observado e documentado nas entrevistas realizadas durante o desenvolvimento da pesquisa, muitos alunos e professores não se incomodam com a presença de profissionais não qualificados dando aulas de Sociologia, pois acham que as aulas de Sociologia só servem para “bate-papo”, ou seja, é uma disciplina em que eles precisam apenas dar “opiniões” sobre determinados fatos que acontecem na sociedade, e que dessa maneira qualquer pessoa se torna apta para ministrar esse conteúdo disciplinar. Por outro lado, os alunos em função dessa situação desprezam toda a especificidade que a Sociologia enquanto ciência construiu através dos anos, desde o seu surgimento no século XIX até os dias atuais. A amostra da pesquisa compõe-se de seis professores de Sociologia da educação básica do estado do Rio de Janeiro. Três professores com formação específica na área das Ciências Sociais e três professores com formação em áreas afins. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de uma discussão mais aprofundada no sentido de compreender melhor a forma como a disciplina de sociologia é abordada e tratada na escola pública do estado do Rio de Janeiro. Constatou-se uma expressiva diferença em como professores de Sociologia, formados em Ciências Sociais, ministram suas aulas, comparada às aulas de muitos professores que não possuem formação em Ciências Sociais, porém conseguem a habilitação para lecionar a disciplina mesmo sem a qualificação necessária para a função." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA ESCOLAR, PROFESSORES DE SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4956_08092017135715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME DOS SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GUILHERME OLIVEIRA" "autor_email" => "guilherme_oliveira@id.uff" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38364 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1018 "inscrito_id" => 4956 "titulo" => "PROFESSORES DE SOCIOLOGIA ESCOLAR: PROBLEMATIZANDO ALGUMAS QUESTÕES." "resumo" => "Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo que retrata um quadro preocupante das escolas estaduais do Estado do Rio de Janeiro: professores não formados nos cursos de Ciências Sociais dando aula de Sociologia na escola básica sem nenhum “preparo” para tal função. A questão que se coloca é a seguinte: será que para ministrar a disciplina de Sociologia é necessário que haja uma formação específica ou qualquer professor pode ministrar essa disciplina? Como observado e documentado nas entrevistas realizadas durante o desenvolvimento da pesquisa, muitos alunos e professores não se incomodam com a presença de profissionais não qualificados dando aulas de Sociologia, pois acham que as aulas de Sociologia só servem para “bate-papo”, ou seja, é uma disciplina em que eles precisam apenas dar “opiniões” sobre determinados fatos que acontecem na sociedade, e que dessa maneira qualquer pessoa se torna apta para ministrar esse conteúdo disciplinar. Por outro lado, os alunos em função dessa situação desprezam toda a especificidade que a Sociologia enquanto ciência construiu através dos anos, desde o seu surgimento no século XIX até os dias atuais. A amostra da pesquisa compõe-se de seis professores de Sociologia da educação básica do estado do Rio de Janeiro. Três professores com formação específica na área das Ciências Sociais e três professores com formação em áreas afins. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de uma discussão mais aprofundada no sentido de compreender melhor a forma como a disciplina de sociologia é abordada e tratada na escola pública do estado do Rio de Janeiro. Constatou-se uma expressiva diferença em como professores de Sociologia, formados em Ciências Sociais, ministram suas aulas, comparada às aulas de muitos professores que não possuem formação em Ciências Sociais, porém conseguem a habilitação para lecionar a disciplina mesmo sem a qualificação necessária para a função." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA ESCOLAR, PROFESSORES DE SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4956_08092017135715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME DOS SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GUILHERME OLIVEIRA" "autor_email" => "guilherme_oliveira@id.uff" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }