O presente trabalho evidência as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita no decorrer de nossas experiências em oferecer ao aluno uma proposta até certo ponto desafiadora, uma vez que acreditamos que é preciso melhorar a prática e prevenir o fracasso escolar. Muitos docentes se preocupam em investir em uma formação continuada realizando cursos, outros se sentem aprisionados pelos limites de sua formação, sentindo-se impossibilitados de transformar a própria prática. Para tanto, a leitura por ser considerada como mola mestra de aprendizagem surge cada vez mais à forte necessidade de se buscar mecanismos para que apesar da valorização atribuída à comunicação oral e escrita e do pânico geral que circula entre profissionais da educação, pouco se tem estimulado a prática da leitura tanto por parte dos alunos, como por alguns segmentos da educação, embora todos almejassem a formação de um leitor consciente, crítico, capaz de conceber a leitura como fonte de prazer, formação cognitiva e, por que não entretimento. Ensinar o aluno a ler e a escrever com autonomia não é uma tarefa simples, mas é um desafio possível de ser realizado. Para isso, é necessário que o conhecimento sobre as teorias de leitura e escrita estejam a ofício do professor.