É claramente perceptível que a sociedade sofre constantes mudanças no decorrer do tempo. Com isso, vários fatores, como a tecnologia, necessitaram evoluir para acompanhar as demandas a si impostas. Contudo, não se notou tanto uma evolução significativa no que diz respeito às novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem, porém, a nova geração de docentes está surgindo e está cada vez mais disposta a mudar esse paradigma. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo discutir as relações entre a química e a metodologia de ensino desta, utilizando recursos audiovisuais. Foram extraídos cenas de filmes de ficção científica para a melhor compreensão do conceito de gravidade. Os filmes escolhidos foram A Era do Gelo 5: O Big Bang, John Carter: Entre Dois Mundos e Passageiros, devido às cenas que estavam relacionadas ao tema escolhido. O método aplicado tornou a aula de química mais interessante, facilitando a compreensão de conceitos. O cinema permite um envolvimento do espectador, relacionando situações e experiências vividas, com o intuito de colaborar para um melhor aprendizado do aluno e possibilitar uma melhor utilização deste recurso em sala de aula. Muitas vezes, escolas como a que foi aplicado o presente trabalho, não dispõem de laboratórios, ou existe a falta de materiais e reagentes necessários para realizar de experiências. Contudo, é apresentada aqui uma proposta de aula no estudo de propriedades da matéria em que os estudantes compreenderão de forma mais palpável o conceito de gravidade, com o aproveitamento dos recursos audiovisuais. Nesse caso, é apresentado outro método para o professor de química ou de física utilizar em suas aulas.