Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPREENDENDO A GRAVIDADE COM TRECHOS DE FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: RECURSOS AUDIOVISUAIS, ENSINO DE QUÍMICA, GRAVIDADE Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36179
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2669
    "inscrito_id" => 6650
    "titulo" => "COMPREENDENDO A GRAVIDADE COM TRECHOS DE FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "É claramente perceptível que a sociedade sofre constantes mudanças no decorrer do tempo. Com isso, vários fatores, como a tecnologia, necessitaram evoluir para acompanhar as demandas a si impostas. Contudo, não se notou tanto uma evolução significativa no que diz respeito às novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem, porém, a nova geração de docentes está surgindo e está cada vez mais disposta a mudar esse paradigma. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo discutir as relações entre a química e a metodologia de ensino desta, utilizando recursos audiovisuais. Foram extraídos cenas de filmes de ficção científica para a melhor compreensão do conceito de gravidade. Os filmes escolhidos foram A Era do Gelo 5: O Big Bang, John Carter: Entre Dois Mundos e Passageiros, devido às cenas que estavam relacionadas ao tema escolhido. O método aplicado tornou a aula de química mais interessante, facilitando a compreensão de conceitos. O cinema permite um envolvimento do espectador, relacionando situações e experiências vividas, com o intuito de colaborar para um melhor aprendizado do aluno e possibilitar uma melhor utilização deste recurso em sala de aula. Muitas vezes, escolas como a que foi aplicado o presente trabalho, não dispõem de laboratórios, ou existe a falta de materiais e reagentes necessários para realizar de experiências. Contudo, é apresentada aqui uma proposta de aula no estudo de propriedades da matéria em que os estudantes compreenderão de forma mais palpável o conceito de gravidade, com o aproveitamento dos recursos audiovisuais. Nesse caso, é apresentado outro método para o professor de química ou de física utilizar em suas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "RECURSOS AUDIOVISUAIS, ENSINO DE QUÍMICA, GRAVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6650_16092017171537.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN FERREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALAN ARAÚJO"
    "autor_email" => "alanferreiraq@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36179
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2669
    "inscrito_id" => 6650
    "titulo" => "COMPREENDENDO A GRAVIDADE COM TRECHOS DE FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "É claramente perceptível que a sociedade sofre constantes mudanças no decorrer do tempo. Com isso, vários fatores, como a tecnologia, necessitaram evoluir para acompanhar as demandas a si impostas. Contudo, não se notou tanto uma evolução significativa no que diz respeito às novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem, porém, a nova geração de docentes está surgindo e está cada vez mais disposta a mudar esse paradigma. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo discutir as relações entre a química e a metodologia de ensino desta, utilizando recursos audiovisuais. Foram extraídos cenas de filmes de ficção científica para a melhor compreensão do conceito de gravidade. Os filmes escolhidos foram A Era do Gelo 5: O Big Bang, John Carter: Entre Dois Mundos e Passageiros, devido às cenas que estavam relacionadas ao tema escolhido. O método aplicado tornou a aula de química mais interessante, facilitando a compreensão de conceitos. O cinema permite um envolvimento do espectador, relacionando situações e experiências vividas, com o intuito de colaborar para um melhor aprendizado do aluno e possibilitar uma melhor utilização deste recurso em sala de aula. Muitas vezes, escolas como a que foi aplicado o presente trabalho, não dispõem de laboratórios, ou existe a falta de materiais e reagentes necessários para realizar de experiências. Contudo, é apresentada aqui uma proposta de aula no estudo de propriedades da matéria em que os estudantes compreenderão de forma mais palpável o conceito de gravidade, com o aproveitamento dos recursos audiovisuais. Nesse caso, é apresentado outro método para o professor de química ou de física utilizar em suas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "RECURSOS AUDIOVISUAIS, ENSINO DE QUÍMICA, GRAVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6650_16092017171537.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN FERREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALAN ARAÚJO"
    "autor_email" => "alanferreiraq@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

É claramente perceptível que a sociedade sofre constantes mudanças no decorrer do tempo. Com isso, vários fatores, como a tecnologia, necessitaram evoluir para acompanhar as demandas a si impostas. Contudo, não se notou tanto uma evolução significativa no que diz respeito às novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem, porém, a nova geração de docentes está surgindo e está cada vez mais disposta a mudar esse paradigma. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo discutir as relações entre a química e a metodologia de ensino desta, utilizando recursos audiovisuais. Foram extraídos cenas de filmes de ficção científica para a melhor compreensão do conceito de gravidade. Os filmes escolhidos foram A Era do Gelo 5: O Big Bang, John Carter: Entre Dois Mundos e Passageiros, devido às cenas que estavam relacionadas ao tema escolhido. O método aplicado tornou a aula de química mais interessante, facilitando a compreensão de conceitos. O cinema permite um envolvimento do espectador, relacionando situações e experiências vividas, com o intuito de colaborar para um melhor aprendizado do aluno e possibilitar uma melhor utilização deste recurso em sala de aula. Muitas vezes, escolas como a que foi aplicado o presente trabalho, não dispõem de laboratórios, ou existe a falta de materiais e reagentes necessários para realizar de experiências. Contudo, é apresentada aqui uma proposta de aula no estudo de propriedades da matéria em que os estudantes compreenderão de forma mais palpável o conceito de gravidade, com o aproveitamento dos recursos audiovisuais. Nesse caso, é apresentado outro método para o professor de química ou de física utilizar em suas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.