VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS:
RECORTE DAS POLÍTICAS LOCAIS E PESQUISAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38889 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4830 "inscrito_id" => 9099 "titulo" => """ VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: \r\n RECORTE DAS POLÍTICAS LOCAIS E PESQUISAS """ "resumo" => "O artigo em tela tem como objetivo resgatar de forma sucinta as questões emergentes sobre a violência na escola e os desdobramentos das políticas locais, à nível de Estados e Municípios, que tem sido realizadas para sanar esse impasse. Como percurso metodológico utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, realizando levantamento de publicações sobre o tema violência na escola em Portais como o Scientific Eletronic Library Online (Scielo); Teses; Dissertações, bem como em literatura complementar, considerando as discussões acerca das políticas e programas desenvolvidos no âmbito da Segurança Pública e da Educação, e textos normativos. Apresentamos nesse artigo uma breve reflexão sobre a violência na escola, nas dimensões em que ocorrem e como incidem diretamente na formação dessa instituição e nas relações existentes no contexto educacional. Sintetizar a discussão sobre violência na escola é um desafio diante da inconstância em que se situa o tema, desde a diversidade de significados que esse conceito por si carrega e as inúmeras relações que emergem da discussão, ampliando e resinificando o debate. Destacamos aqui a consonância de estudos e pesquisas sobre as desigualdades educacionais, e sua contribuição na discussão dos fatores intra e extra escolares na formação da escola pública, que influência na sua dinâmica, organização e estrutura. A violência, é um aspecto que assumi as duas percepções pois pode originar-se pela escola e na escola. Destaca-se o papel importante que alianças entre aparelhos de segurança e de educação pública podem vir a contribuir para atenuar os impactos da violência na escola, como por exemplo o PROERD, e por meio de outras políticas locais no âmbito de Estados e municípios. Essa discussão não esgota-se aqui, servindo de base para novos ensaios e pesquisas sobre o tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA, ESCOLA, POLÍTICAS LOCAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID9099_17102017110805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO LEITÃO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "TENENTE LEITÃO" "autor_email" => "iasmin_lee@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38889 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4830 "inscrito_id" => 9099 "titulo" => """ VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: \r\n RECORTE DAS POLÍTICAS LOCAIS E PESQUISAS """ "resumo" => "O artigo em tela tem como objetivo resgatar de forma sucinta as questões emergentes sobre a violência na escola e os desdobramentos das políticas locais, à nível de Estados e Municípios, que tem sido realizadas para sanar esse impasse. Como percurso metodológico utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, realizando levantamento de publicações sobre o tema violência na escola em Portais como o Scientific Eletronic Library Online (Scielo); Teses; Dissertações, bem como em literatura complementar, considerando as discussões acerca das políticas e programas desenvolvidos no âmbito da Segurança Pública e da Educação, e textos normativos. Apresentamos nesse artigo uma breve reflexão sobre a violência na escola, nas dimensões em que ocorrem e como incidem diretamente na formação dessa instituição e nas relações existentes no contexto educacional. Sintetizar a discussão sobre violência na escola é um desafio diante da inconstância em que se situa o tema, desde a diversidade de significados que esse conceito por si carrega e as inúmeras relações que emergem da discussão, ampliando e resinificando o debate. Destacamos aqui a consonância de estudos e pesquisas sobre as desigualdades educacionais, e sua contribuição na discussão dos fatores intra e extra escolares na formação da escola pública, que influência na sua dinâmica, organização e estrutura. A violência, é um aspecto que assumi as duas percepções pois pode originar-se pela escola e na escola. Destaca-se o papel importante que alianças entre aparelhos de segurança e de educação pública podem vir a contribuir para atenuar os impactos da violência na escola, como por exemplo o PROERD, e por meio de outras políticas locais no âmbito de Estados e municípios. Essa discussão não esgota-se aqui, servindo de base para novos ensaios e pesquisas sobre o tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA, ESCOLA, POLÍTICAS LOCAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID9099_17102017110805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO LEITÃO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "TENENTE LEITÃO" "autor_email" => "iasmin_lee@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }