O artigo em tela tem como objetivo resgatar de forma sucinta as questões emergentes sobre a violência na escola e os desdobramentos das políticas locais, à nível de Estados e Municípios, que tem sido realizadas para sanar esse impasse. Como percurso metodológico utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, realizando levantamento de publicações sobre o tema violência na escola em Portais como o Scientific Eletronic Library Online (Scielo); Teses; Dissertações, bem como em literatura complementar, considerando as discussões acerca das políticas e programas desenvolvidos no âmbito da Segurança Pública e da Educação, e textos normativos. Apresentamos nesse artigo uma breve reflexão sobre a violência na escola, nas dimensões em que ocorrem e como incidem diretamente na formação dessa instituição e nas relações existentes no contexto educacional. Sintetizar a discussão sobre violência na escola é um desafio diante da inconstância em que se situa o tema, desde a diversidade de significados que esse conceito por si carrega e as inúmeras relações que emergem da discussão, ampliando e resinificando o debate. Destacamos aqui a consonância de estudos e pesquisas sobre as desigualdades educacionais, e sua contribuição na discussão dos fatores intra e extra escolares na formação da escola pública, que influência na sua dinâmica, organização e estrutura. A violência, é um aspecto que assumi as duas percepções pois pode originar-se pela escola e na escola. Destaca-se o papel importante que alianças entre aparelhos de segurança e de educação pública podem vir a contribuir para atenuar os impactos da violência na escola, como por exemplo o PROERD, e por meio de outras políticas locais no âmbito de Estados e municípios. Essa discussão não esgota-se aqui, servindo de base para novos ensaios e pesquisas sobre o tema.