O ensino da Botânica no Ensino Fundamental tem se tornado cada vez mais difícil e é notável o desinteresse dos alunos em relação a temática. Isso se deve à falta de importância que os alunos e professores dão a este campo. Sendo assim, é indispensável o desenvolvimento de metodologias que aproximem os estudantes dos conteúdos abordados, despertando o interesse dos mesmos. Este trabalho tem como escopo, ressaltar a importância de atividades metodológicas para se trabalhar os conteúdos na área de Botânica, no Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado pelos alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Municipal 3 de Agosto, situada na cidade de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, sendo aplicado em turmas do 6° ano do Ensino Fundamental. Planejou-se uma sequência didática que consistiu em aula teórica, aula extraclasse e prática e aula experimental. A metodologia utilizada retratou que o ensino de Botânica pode ser muito mais dinâmico e atrativo, uma vez que, os alunos reagiram de forma bastante positiva as aulas realizadas. Dentre todas as etapas da sequência didática apresentada, os estudantes mostraram muito interesse na aula extraclasse e prática na praça, evidenciando que quando a aula passa a ser em um ambiente aberto, onde os alunos podem trabalhar diretamente com o material a ser estudado, a compreensão dos conteúdos é facilitada. Com isso, a sequência didática contribuiu bastante para o aprendizado dos alunos, pois proporcionou aulas muito mais produtivas e a atrativas, estimulando assim o interesse e curiosidade dos mesmos.