A PESQUISA-AÇÃO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O LETRAMENTO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35525 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 683 "inscrito_id" => 6415 "titulo" => "A PESQUISA-AÇÃO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O LETRAMENTO" "resumo" => "Objetiva-se relata a experiência de uma professora pesquisadora com a intervenção pedagógica realizada com uma oficina direcionada a seis pedagogos atuantes em duas escolas municipais de João Pessoa – Paraíba. Essa oficina foi executada a pedido de um pesquisador como parte integrante da metodológica de um projeto de doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. O propósito da pesquisa foi intervir pedagogicamente nas duas escolas acompanhadas pelo projeto objetivando expor os resultados no ambiente virtual de aprendizagem Edulivre compartilhando conhecimentos construídos entre a universidade e a escola. Nesse cenário, o objetivo da professora pesquisadora convidada foi colaborar com ações pedagógicas voltadas para o letramento escolar, tendo como sujeitos da oficina os educadores responsáveis por desenvolver o projeto nas escolas acompanhadas. A oficina foi ancorada na abordagem sociointeracionista por essa considera fundamental o processo de interação entre professor-aluno para a produção de saberes; e, por sua vez, este artigo ancora-se nos trabalhos de Bagno (2002) e Pietri (2007) no que diz respeito ao letramento escolar, Bakhtin/Volochínov ([1929] 2010) sobre a interação para a construção de saberes, entre outros estudiosos sobre a temática abordada. Os resultados com a intervenção pedagógica foram positivos, tendo em vista que os pedagogos vivenciaram uma situação de produção do conhecimento de maneira dinâmica, motivadora e lúdica aliada aos conteúdos da disciplina língua portuguesa. Concluímos, então, que a intervenção pedagógica proposta pelo projeto de pesquisa oportunizou não só oferecer aulas mais dinâmicas, motivadoras e produtivas para os alunos; mas também, e principalmente, permitiu que os pedagogos refletissem criticamente sobre suas práticas didáticas, identificando os porquês de seus objetivos pedagógicos não serem alcançados, e também da necessidade de mais flexibilidade, ludicidade e interação na aula viabilizando o processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO ESCOLAR, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, PESQUISA-AÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6415_01092017192131.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA CRISTINA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TELMA SILVA" "autor_email" => "profa.telma@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35525 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 683 "inscrito_id" => 6415 "titulo" => "A PESQUISA-AÇÃO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O LETRAMENTO" "resumo" => "Objetiva-se relata a experiência de uma professora pesquisadora com a intervenção pedagógica realizada com uma oficina direcionada a seis pedagogos atuantes em duas escolas municipais de João Pessoa – Paraíba. Essa oficina foi executada a pedido de um pesquisador como parte integrante da metodológica de um projeto de doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. O propósito da pesquisa foi intervir pedagogicamente nas duas escolas acompanhadas pelo projeto objetivando expor os resultados no ambiente virtual de aprendizagem Edulivre compartilhando conhecimentos construídos entre a universidade e a escola. Nesse cenário, o objetivo da professora pesquisadora convidada foi colaborar com ações pedagógicas voltadas para o letramento escolar, tendo como sujeitos da oficina os educadores responsáveis por desenvolver o projeto nas escolas acompanhadas. A oficina foi ancorada na abordagem sociointeracionista por essa considera fundamental o processo de interação entre professor-aluno para a produção de saberes; e, por sua vez, este artigo ancora-se nos trabalhos de Bagno (2002) e Pietri (2007) no que diz respeito ao letramento escolar, Bakhtin/Volochínov ([1929] 2010) sobre a interação para a construção de saberes, entre outros estudiosos sobre a temática abordada. Os resultados com a intervenção pedagógica foram positivos, tendo em vista que os pedagogos vivenciaram uma situação de produção do conhecimento de maneira dinâmica, motivadora e lúdica aliada aos conteúdos da disciplina língua portuguesa. Concluímos, então, que a intervenção pedagógica proposta pelo projeto de pesquisa oportunizou não só oferecer aulas mais dinâmicas, motivadoras e produtivas para os alunos; mas também, e principalmente, permitiu que os pedagogos refletissem criticamente sobre suas práticas didáticas, identificando os porquês de seus objetivos pedagógicos não serem alcançados, e também da necessidade de mais flexibilidade, ludicidade e interação na aula viabilizando o processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO ESCOLAR, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, PESQUISA-AÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6415_01092017192131.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA CRISTINA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TELMA SILVA" "autor_email" => "profa.telma@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }