Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GIRA MUNDO FINLÂNDIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS.

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM COLABORATIVA, TECNOLOGIAS DIGITAIS, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37109
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4809
    "inscrito_id" => 1638
    "titulo" => "GIRA MUNDO FINLÂNDIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS."
    "resumo" => "A presente proposta tem como objetivo estabelecer o uso dos dispositivos móveis como elementos auxiliares ao processo de ensino e aprendizagem, potencializando e inovando a prática pedagógica dos professores e corroborando com a aprendizagem significativa dos alunos, a partir do pressuposto de que os próprios alunos, conhecedores e dominadores da maioria das tecnologias digitais, podem atuar de forma colaborativa com seus professores. Portanto, buscamos tratar professores e alunos como parceiros e construtores mútuos do conhecimento em relação ao uso da tecnologia aqui estabelecido. Deste modo, essa proposta funciona como uma quebra de paradigmas que ainda permeiam o sistema educacional tradicional almejando assim o possível encontro de novos caminhos que favoreçam a efetivação de um processo de ensino aprendizagem inovador, real e eficaz, tanto para os professores, quanto para os alunos efetivando uma proposta que permita que professores e alunos trabalhem de forma colaborativa e reflitam acerca de um processo de ensino e aprendizagem que vai além da abordagem conteudista, mas que envolve também as problemáticas que existem fora dos muros da escola e que, de certo modo, impactam as formas de ensinar e de aprender. Para tal, efetivamos uma pesquisa-ação abordando alguns aspectos observados e analisados a partir da dinâmica de uso das tecnologias digitais através do trabalho colaborativo entre alunos e professores atrelando a experiência vivida a partir do programa Gira Mundo Finlândia. As reflexões e descrições aqui propostas não almejam estabelecer o uso das tecnologias enquanto solução para os problemas que ainda assolam os processos de ensino e aprendizagem mas sim propor meios que ajudem na inovação e digitalização desses processos, partindo de ferramentas e recursos que motivam, envolvem e protagonizam os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM COLABORATIVA, TECNOLOGIAS DIGITAIS, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID1638_17102017000519.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA "
    "autor_nome_curto" => "JESSICA MORAES"
    "autor_email" => "jessicaferreiraprofe@gmai"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37109
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4809
    "inscrito_id" => 1638
    "titulo" => "GIRA MUNDO FINLÂNDIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS."
    "resumo" => "A presente proposta tem como objetivo estabelecer o uso dos dispositivos móveis como elementos auxiliares ao processo de ensino e aprendizagem, potencializando e inovando a prática pedagógica dos professores e corroborando com a aprendizagem significativa dos alunos, a partir do pressuposto de que os próprios alunos, conhecedores e dominadores da maioria das tecnologias digitais, podem atuar de forma colaborativa com seus professores. Portanto, buscamos tratar professores e alunos como parceiros e construtores mútuos do conhecimento em relação ao uso da tecnologia aqui estabelecido. Deste modo, essa proposta funciona como uma quebra de paradigmas que ainda permeiam o sistema educacional tradicional almejando assim o possível encontro de novos caminhos que favoreçam a efetivação de um processo de ensino aprendizagem inovador, real e eficaz, tanto para os professores, quanto para os alunos efetivando uma proposta que permita que professores e alunos trabalhem de forma colaborativa e reflitam acerca de um processo de ensino e aprendizagem que vai além da abordagem conteudista, mas que envolve também as problemáticas que existem fora dos muros da escola e que, de certo modo, impactam as formas de ensinar e de aprender. Para tal, efetivamos uma pesquisa-ação abordando alguns aspectos observados e analisados a partir da dinâmica de uso das tecnologias digitais através do trabalho colaborativo entre alunos e professores atrelando a experiência vivida a partir do programa Gira Mundo Finlândia. As reflexões e descrições aqui propostas não almejam estabelecer o uso das tecnologias enquanto solução para os problemas que ainda assolam os processos de ensino e aprendizagem mas sim propor meios que ajudem na inovação e digitalização desses processos, partindo de ferramentas e recursos que motivam, envolvem e protagonizam os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM COLABORATIVA, TECNOLOGIAS DIGITAIS, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID1638_17102017000519.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA "
    "autor_nome_curto" => "JESSICA MORAES"
    "autor_email" => "jessicaferreiraprofe@gmai"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A presente proposta tem como objetivo estabelecer o uso dos dispositivos móveis como elementos auxiliares ao processo de ensino e aprendizagem, potencializando e inovando a prática pedagógica dos professores e corroborando com a aprendizagem significativa dos alunos, a partir do pressuposto de que os próprios alunos, conhecedores e dominadores da maioria das tecnologias digitais, podem atuar de forma colaborativa com seus professores. Portanto, buscamos tratar professores e alunos como parceiros e construtores mútuos do conhecimento em relação ao uso da tecnologia aqui estabelecido. Deste modo, essa proposta funciona como uma quebra de paradigmas que ainda permeiam o sistema educacional tradicional almejando assim o possível encontro de novos caminhos que favoreçam a efetivação de um processo de ensino aprendizagem inovador, real e eficaz, tanto para os professores, quanto para os alunos efetivando uma proposta que permita que professores e alunos trabalhem de forma colaborativa e reflitam acerca de um processo de ensino e aprendizagem que vai além da abordagem conteudista, mas que envolve também as problemáticas que existem fora dos muros da escola e que, de certo modo, impactam as formas de ensinar e de aprender. Para tal, efetivamos uma pesquisa-ação abordando alguns aspectos observados e analisados a partir da dinâmica de uso das tecnologias digitais através do trabalho colaborativo entre alunos e professores atrelando a experiência vivida a partir do programa Gira Mundo Finlândia. As reflexões e descrições aqui propostas não almejam estabelecer o uso das tecnologias enquanto solução para os problemas que ainda assolam os processos de ensino e aprendizagem mas sim propor meios que ajudem na inovação e digitalização desses processos, partindo de ferramentas e recursos que motivam, envolvem e protagonizam os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.