A presente proposta tem como objetivo estabelecer o uso dos dispositivos móveis como elementos auxiliares ao processo de ensino e aprendizagem, potencializando e inovando a prática pedagógica dos professores e corroborando com a aprendizagem significativa dos alunos, a partir do pressuposto de que os próprios alunos, conhecedores e dominadores da maioria das tecnologias digitais, podem atuar de forma colaborativa com seus professores. Portanto, buscamos tratar professores e alunos como parceiros e construtores mútuos do conhecimento em relação ao uso da tecnologia aqui estabelecido. Deste modo, essa proposta funciona como uma quebra de paradigmas que ainda permeiam o sistema educacional tradicional almejando assim o possível encontro de novos caminhos que favoreçam a efetivação de um processo de ensino aprendizagem inovador, real e eficaz, tanto para os professores, quanto para os alunos efetivando uma proposta que permita que professores e alunos trabalhem de forma colaborativa e reflitam acerca de um processo de ensino e aprendizagem que vai além da abordagem conteudista, mas que envolve também as problemáticas que existem fora dos muros da escola e que, de certo modo, impactam as formas de ensinar e de aprender. Para tal, efetivamos uma pesquisa-ação abordando alguns aspectos observados e analisados a partir da dinâmica de uso das tecnologias digitais através do trabalho colaborativo entre alunos e professores atrelando a experiência vivida a partir do programa Gira Mundo Finlândia. As reflexões e descrições aqui propostas não almejam estabelecer o uso das tecnologias enquanto solução para os problemas que ainda assolam os processos de ensino e aprendizagem mas sim propor meios que ajudem na inovação e digitalização desses processos, partindo de ferramentas e recursos que motivam, envolvem e protagonizam os alunos.