MOURA, Luciana Sales Barbosa. A leitura de filmes na sala de aula. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/35433>. Acesso em: 22/11/2024 15:47
Os avanços tecnológicos têm provocado mudanças significativas nos usos sociais da linguagem e, consequentemente, nas práticas de letramento, as quais assumiram um sentido amplo em virtude da sua pluralidade e heterogeneidade. Os textos que circulam na nossa sociedade trazem além do verbal outros elementos portadores de sentidos: cores, formatações, imagens estáticas, imagens em movimento, sons, gestos. Assim, compreendendo a necessidade de inserir nas atividades escolares a leitura de textos que circulam na sociedade contemporânea, neste trabalho descrevemos e analisamos uma experiência pedagógica de leitura de um do filme “Eu sou a lenda”, no intuito de responder ao seguinte questionamento: “Qual a participação dos aspectos que constituem o áudio e o visual na construção dos sentidos no ato da leitura fílmica?”. Este estudo consiste em um recorte da nossa pesquisa de mestrado, uma investigação interpretativista, de cunho qualitativo. Foi utilizado para a análise, o registro audiovisual de um encontro de projeção do filme, e o registro da roda de conversa realizada ao final da sessão; bem como o diário de observação elaborado pela pesquisadora. Analisados com base nos estudos sobre letramento (KLEIMAN, 2008; ROJO, 2009; SOUZA, 2011) e nas abordagens sobre leitura (MARTINS, 1994; KLEIMAN, 1997) e sobre a linguagem cinematográfica (MARTIN, 2005; JULIER e MARIER, 2007), os dados revelam que os elementos que constituem os sons e as imagens dos filmes são determinantes na construção dos sentidos por parte dos sujeitos que os percebem e, a partir deles, constroem suas leituras sensoriais, emocionais e racionais, mobilizando conhecimentos oriundos das práticas letradas com a linguagem cinematográficas, as quais já fazem parte do cotidiano extraescolar deles, bem como a partir de valores construídos socialmente. Os dados conduzem à percepção de que a leitura fílmica em sala de aula consiste em um exercício rico de construções de sentidos, confirmando a relevância de levar para o ambiente escolar os textos que constituem as práticas sociais de interações nas quais os alunos estão inseridos.