JOGO DIDÁTICO EM BIOLOGIA:
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GENÉTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37274 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1024 "inscrito_id" => 1314 "titulo" => """ JOGO DIDÁTICO EM BIOLOGIA:\r\n UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GENÉTICA """ "resumo" => "Atividades que chamem a atenção dos alunos, que os coloquem focados e empolgados nos assuntos abordados na sala de aula é um desafio, em especial nos dias atuais em que as distrações e conhecimentos diversos têm sido amplamente oferecidos pelas tecnologias. Atividades lúdicas são uma ferramenta de bastante importância nesse contexto, uma vez que contribui para reforçar a teoria de uma forma dinâmica, prazerosa e eficaz, enriquecendo a formação do conhecimento em sala de aula. A Biologia abrange uma vastidão de assuntos, incluindo importantes temas sobre atividades humanas e debates atuais. A Genética é um desses assuntos em que se encontra importantes debates atuais, por isso a compreensão de sua base é de fundamental importância para o entendimento e para a formação de uma concepção crítica da sociedade. Porém, a mesma é uma das matérias em que muitos alunos criam um certo estigma em relação a ela, a colocando como de grande dificuldade de entendimento. Por isso, o objetivo do trabalho é de relatar a experiência da confecção e aplicação de jogo didático em uma turma do terceiro ano do ensino médio, sendo o jogo aplicado como forma de revisão e reforço na fixação de conteúdo de Genética. O trabalho foi desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid), do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Campus II. Foi aplicado o jogo denominado “Caixas Surpresas de Mendel”, sobre assunto de Genética, especificamente 2º Lei de Mendel. O jogo é composto por duas caixas de papelão numeradas em 1 (um) e 2 (dois), abertas na parte superior. Dentro das caixas, foi colocado 20 questões impressas em folhas de papel A4, distribuídas entre elas, onde cada número representava o nível de dificuldade da questão. A turma foi dividida em duas equipes, onde foram se alternando para responder as questões, até o jogo acabar e ganhar a equipe com maior pontuação. Percebemos a turma bastante empolgada como um todo, sendo desafiados a resolver as questões e entender mais sobre o assunto. Interagiram de forma bastante positiva entre si, entre os bolsistas e a professora, sendo levantadas dúvidas que possibilitaram aos alunos identificarem seus pontos fracos sobre o assunto, sanarem essas dúvidas e continuarem dispostos a resolver mais questões. A maior dificuldade dos alunos estava nas questões de cruzamentos genéticos, mas a possibilidade de resolver esses cruzamentos de maneira mais dinâmica e dentro de um contexto mais atrativo, fez com que os alunos se interessassem para aprender a resolver, quebrando um pouco o estigma do assunto em específico da Genética como difícil de ser compreendido, que acabou sendo percebido haver na turma. Portanto, a aplicação do jogo foi bastante positiva no sentido de facilitar a compreensão e o diálogo sobre o tema, reforçando a importância e eficácia dos jogos didáticos na complementação da construção do ensino aprendizado, além de ter proporcionado uma rica interação entre todos os envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ATIVIDADE LÚDICA, DESAFIO, APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1314_08092017142318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GYSLEYNNE GOMES DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "GYSLEYNNE" "autor_email" => "gysg.costa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37274 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1024 "inscrito_id" => 1314 "titulo" => """ JOGO DIDÁTICO EM BIOLOGIA:\r\n UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GENÉTICA """ "resumo" => "Atividades que chamem a atenção dos alunos, que os coloquem focados e empolgados nos assuntos abordados na sala de aula é um desafio, em especial nos dias atuais em que as distrações e conhecimentos diversos têm sido amplamente oferecidos pelas tecnologias. Atividades lúdicas são uma ferramenta de bastante importância nesse contexto, uma vez que contribui para reforçar a teoria de uma forma dinâmica, prazerosa e eficaz, enriquecendo a formação do conhecimento em sala de aula. A Biologia abrange uma vastidão de assuntos, incluindo importantes temas sobre atividades humanas e debates atuais. A Genética é um desses assuntos em que se encontra importantes debates atuais, por isso a compreensão de sua base é de fundamental importância para o entendimento e para a formação de uma concepção crítica da sociedade. Porém, a mesma é uma das matérias em que muitos alunos criam um certo estigma em relação a ela, a colocando como de grande dificuldade de entendimento. Por isso, o objetivo do trabalho é de relatar a experiência da confecção e aplicação de jogo didático em uma turma do terceiro ano do ensino médio, sendo o jogo aplicado como forma de revisão e reforço na fixação de conteúdo de Genética. O trabalho foi desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid), do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Campus II. Foi aplicado o jogo denominado “Caixas Surpresas de Mendel”, sobre assunto de Genética, especificamente 2º Lei de Mendel. O jogo é composto por duas caixas de papelão numeradas em 1 (um) e 2 (dois), abertas na parte superior. Dentro das caixas, foi colocado 20 questões impressas em folhas de papel A4, distribuídas entre elas, onde cada número representava o nível de dificuldade da questão. A turma foi dividida em duas equipes, onde foram se alternando para responder as questões, até o jogo acabar e ganhar a equipe com maior pontuação. Percebemos a turma bastante empolgada como um todo, sendo desafiados a resolver as questões e entender mais sobre o assunto. Interagiram de forma bastante positiva entre si, entre os bolsistas e a professora, sendo levantadas dúvidas que possibilitaram aos alunos identificarem seus pontos fracos sobre o assunto, sanarem essas dúvidas e continuarem dispostos a resolver mais questões. A maior dificuldade dos alunos estava nas questões de cruzamentos genéticos, mas a possibilidade de resolver esses cruzamentos de maneira mais dinâmica e dentro de um contexto mais atrativo, fez com que os alunos se interessassem para aprender a resolver, quebrando um pouco o estigma do assunto em específico da Genética como difícil de ser compreendido, que acabou sendo percebido haver na turma. Portanto, a aplicação do jogo foi bastante positiva no sentido de facilitar a compreensão e o diálogo sobre o tema, reforçando a importância e eficácia dos jogos didáticos na complementação da construção do ensino aprendizado, além de ter proporcionado uma rica interação entre todos os envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ATIVIDADE LÚDICA, DESAFIO, APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1314_08092017142318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GYSLEYNNE GOMES DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "GYSLEYNNE" "autor_email" => "gysg.costa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }