RANGEL, Clair Machado. Diário dos sonhos e meditação. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36451>. Acesso em: 02/11/2024 14:45
Este estudo é um trabalho experimental, aplicado numa escola estadual com três turmas de sextos anos, na qual foi realizado um projeto em conjunto, entre a meditação em sala de aula e a escrita no diário dos sonhos. A meditação foi aplicada antes de cada aula curricular de ciências para alunos do Ensino Fundamental com duração de 3 minutos e o diário foi escrito como atividade extracurricular fora do ambiente escolar, à orientação da escrita teve como indicadores: seus sonhos e metas a curto, médio e longo prazo do mês e da semana e projeções futuras, a cada semana foi discutido sobre o que eles conseguiram escrever no diário e o andamento das anotações durante um período de 10 minutos. A meditação é uma prática que através de um conjunto de técnicas, busca treinar a focalização da atenção, já o diário dos sonhos pode ser um estimulante para a memória e uma fonte incrível de autoconhecimento sobre o seu mundo interior e prospecção de um futuro. A pesquisa tem o propósito de plantar sonhos, metas e objetivos na vida desses estudantes. O projeto teve início após a escuta da história de vida da professora, enquanto educadora na construção do conhecimento, para transformar, qualitativamente, a relação educativa na construção de sonhos e perspectiva na vida desses alunos que antes estavam muito desmotivados. Como resultado o presente estudo atingiu as metas propostas, pois os mesmos ficaram mais calmos nas aulas e começaram a prestar mais atenção. Depois do início deste projeto eles já projetam/planejam em viajar, passar de ano, fazer um curso superior, ou seja, estão construindo sonhos, que sem o presente estudo não iriam alcançar. Portanto este trabalho trouxe perspectivas para a vida desses estudantes.