Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÕES DO PIBID: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB

Palavra-chaves: BOTÂNICA, BIOLOGIA, ANGIOSPERMAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35713
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1637
    "inscrito_id" => 5816
    "titulo" => "AÇÕES DO PIBID: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB"
    "resumo" => "Sendo a biologia uma disciplina considerada de difícil compreensão por grande parte dos alunos, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vem incentivando e inserindo cada vez mais licenciandos na rotina das escolas públicas, buscando facilitar o processo de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo que melhoram a sua formação pedagógica. No que se refere ao estudo da botânica, este é um dos ramos da biologia em que os estudantes sentem bastante dificuldade, colocando o professor em uma situação em que deve viabilizar diferentes estratégias de ensino no intuito de facilitar a construção do conhecimento. Com isso, objetivamos nesse trabalho, realizar uma revisão dinâmica, a partir de uma nova abordagem das características do grupo das Angiospermas, diferenciando dos demais grupos anteriormente estudados. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos bolsistas do Pibid em uma das intervenções realizadas em uma escola pública localizada no Município de Areia–PB, tendo como foco, três turmas do segundo ano do Ensino Médio. Para a aula prática, foram utilizadas flores de Hibiscus sp., que foram escolhidas pelo fato de possuir todos os verticilos florais, coletadas nos entornos do Município de Areia-PB. Ao término da aula teórico-prática, observamos que os alunos obtiveram um bom rendimento, permitindo que eles compreendessem a importância evolutiva das Angiospermas. A aula possibilitou que os alunos identificassem os verticilos florais e compreendessem o sucesso na diversidade das Angiospermas e as suas relações com os agentes polinizadores. Possibilitou também que os alunos tivessem uma visão mais ampla sobre a importância das Angiospermas no seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BOTÂNICA, BIOLOGIA, ANGIOSPERMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5816_11092017010906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTALÍCIO DAMÁSIO DA COSTA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "OTALÍCIO"
    "autor_email" => "otaliciodamasio934@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35713
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1637
    "inscrito_id" => 5816
    "titulo" => "AÇÕES DO PIBID: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB"
    "resumo" => "Sendo a biologia uma disciplina considerada de difícil compreensão por grande parte dos alunos, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vem incentivando e inserindo cada vez mais licenciandos na rotina das escolas públicas, buscando facilitar o processo de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo que melhoram a sua formação pedagógica. No que se refere ao estudo da botânica, este é um dos ramos da biologia em que os estudantes sentem bastante dificuldade, colocando o professor em uma situação em que deve viabilizar diferentes estratégias de ensino no intuito de facilitar a construção do conhecimento. Com isso, objetivamos nesse trabalho, realizar uma revisão dinâmica, a partir de uma nova abordagem das características do grupo das Angiospermas, diferenciando dos demais grupos anteriormente estudados. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos bolsistas do Pibid em uma das intervenções realizadas em uma escola pública localizada no Município de Areia–PB, tendo como foco, três turmas do segundo ano do Ensino Médio. Para a aula prática, foram utilizadas flores de Hibiscus sp., que foram escolhidas pelo fato de possuir todos os verticilos florais, coletadas nos entornos do Município de Areia-PB. Ao término da aula teórico-prática, observamos que os alunos obtiveram um bom rendimento, permitindo que eles compreendessem a importância evolutiva das Angiospermas. A aula possibilitou que os alunos identificassem os verticilos florais e compreendessem o sucesso na diversidade das Angiospermas e as suas relações com os agentes polinizadores. Possibilitou também que os alunos tivessem uma visão mais ampla sobre a importância das Angiospermas no seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BOTÂNICA, BIOLOGIA, ANGIOSPERMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5816_11092017010906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTALÍCIO DAMÁSIO DA COSTA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "OTALÍCIO"
    "autor_email" => "otaliciodamasio934@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Sendo a biologia uma disciplina considerada de difícil compreensão por grande parte dos alunos, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vem incentivando e inserindo cada vez mais licenciandos na rotina das escolas públicas, buscando facilitar o processo de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo que melhoram a sua formação pedagógica. No que se refere ao estudo da botânica, este é um dos ramos da biologia em que os estudantes sentem bastante dificuldade, colocando o professor em uma situação em que deve viabilizar diferentes estratégias de ensino no intuito de facilitar a construção do conhecimento. Com isso, objetivamos nesse trabalho, realizar uma revisão dinâmica, a partir de uma nova abordagem das características do grupo das Angiospermas, diferenciando dos demais grupos anteriormente estudados. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos bolsistas do Pibid em uma das intervenções realizadas em uma escola pública localizada no Município de Areia–PB, tendo como foco, três turmas do segundo ano do Ensino Médio. Para a aula prática, foram utilizadas flores de Hibiscus sp., que foram escolhidas pelo fato de possuir todos os verticilos florais, coletadas nos entornos do Município de Areia-PB. Ao término da aula teórico-prática, observamos que os alunos obtiveram um bom rendimento, permitindo que eles compreendessem a importância evolutiva das Angiospermas. A aula possibilitou que os alunos identificassem os verticilos florais e compreendessem o sucesso na diversidade das Angiospermas e as suas relações com os agentes polinizadores. Possibilitou também que os alunos tivessem uma visão mais ampla sobre a importância das Angiospermas no seu cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.