A implantação da Educação Ambiental (EA) no ensino de Química como sendo tema gerador ou conteúdo transversal vem crescendo significativamente, em virtude da crise ambiental provocada pelas diversas agressões à natureza, onde a EA está intrinsicamente relacionada com a quebra de paradigmas e mudanças culturais. O papel do Livro didático de Química (LDQ) no processo de construção do conhecimento nas escolas, é de suma importância, pois este ajudar na formação de indivíduos que irão exercer, de forma critica e consciente, sua cidadania ambiental. Diante desta necessidade, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar como os conteúdos de EA vêm sendo abordados nos livros de Química do Programa Nacional do Livro Didático, no período de 2009 a 2017. A investigação constituiu no levantamento e análise das coleções utilizada na região do Agreste Pernambucano, por escolas da rede pública e privada. A metodologia foi constituída pela análise qualitativa dos conteúdos da EA nas coleções: Química, volume único: ensino médio de Eduardo Fleury Mortimer e Andréa Horta Machado; Química na Abordagem do Cotidiano de Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto; Ser protagonista: Química, ensino médio/Obra coletiva concebida. Os resultados das análises apontam que os livros das coleções, de maneira geral, abordam os conteúdos de EA, porem é necessário ressaltar que alguns temas ainda são tratados de forma inadequada e, deixam de relacionar a importância de determinadas ações humanas, o que dificulta a formação do cidadão para uma sociedade consciente de seus atos e das consequências destes para uma boa convivência dos seres vivos com a natureza.