Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2009 A 2012.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENAL, PNLD, LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36043
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1105
    "inscrito_id" => 1773
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2009 A 2012."
    "resumo" => "A implantação da Educação Ambiental (EA) no ensino de Química como sendo tema gerador ou conteúdo transversal vem crescendo significativamente, em virtude da crise ambiental provocada pelas diversas agressões à natureza, onde a EA está intrinsicamente relacionada com a quebra de paradigmas e mudanças culturais. O papel do Livro didático de Química (LDQ) no processo de construção do conhecimento nas escolas, é de suma importância, pois este ajudar na formação de indivíduos que irão exercer, de forma critica e consciente, sua cidadania ambiental. Diante desta necessidade, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar como os conteúdos de EA vêm sendo abordados nos livros de Química do Programa Nacional do Livro Didático, no período de 2009 a 2017. A investigação constituiu no levantamento e análise das coleções utilizada na região do Agreste Pernambucano, por escolas da rede pública e privada. A metodologia foi constituída pela análise qualitativa dos conteúdos da EA nas coleções: Química, volume único: ensino médio de Eduardo Fleury Mortimer e Andréa Horta Machado; Química na Abordagem do Cotidiano de Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto; Ser protagonista: Química, ensino médio/Obra coletiva concebida. Os resultados das análises apontam que os livros das coleções, de maneira geral, abordam os conteúdos de EA, porem é necessário ressaltar que alguns temas ainda são tratados de forma inadequada e, deixam de relacionar a importância de determinadas ações humanas, o que dificulta a formação do cidadão para uma sociedade consciente de seus atos e das consequências destes para uma boa convivência dos seres vivos com a natureza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENAL, PNLD, LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID1773_08092017231226.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE IJAELSON DO NASCIMENTO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "IJAELSON JUNIOR"
    "autor_email" => "ijaelsonjunior@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36043
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1105
    "inscrito_id" => 1773
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2009 A 2012."
    "resumo" => "A implantação da Educação Ambiental (EA) no ensino de Química como sendo tema gerador ou conteúdo transversal vem crescendo significativamente, em virtude da crise ambiental provocada pelas diversas agressões à natureza, onde a EA está intrinsicamente relacionada com a quebra de paradigmas e mudanças culturais. O papel do Livro didático de Química (LDQ) no processo de construção do conhecimento nas escolas, é de suma importância, pois este ajudar na formação de indivíduos que irão exercer, de forma critica e consciente, sua cidadania ambiental. Diante desta necessidade, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar como os conteúdos de EA vêm sendo abordados nos livros de Química do Programa Nacional do Livro Didático, no período de 2009 a 2017. A investigação constituiu no levantamento e análise das coleções utilizada na região do Agreste Pernambucano, por escolas da rede pública e privada. A metodologia foi constituída pela análise qualitativa dos conteúdos da EA nas coleções: Química, volume único: ensino médio de Eduardo Fleury Mortimer e Andréa Horta Machado; Química na Abordagem do Cotidiano de Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto; Ser protagonista: Química, ensino médio/Obra coletiva concebida. Os resultados das análises apontam que os livros das coleções, de maneira geral, abordam os conteúdos de EA, porem é necessário ressaltar que alguns temas ainda são tratados de forma inadequada e, deixam de relacionar a importância de determinadas ações humanas, o que dificulta a formação do cidadão para uma sociedade consciente de seus atos e das consequências destes para uma boa convivência dos seres vivos com a natureza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENAL, PNLD, LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID1773_08092017231226.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE IJAELSON DO NASCIMENTO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "IJAELSON JUNIOR"
    "autor_email" => "ijaelsonjunior@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A implantação da Educação Ambiental (EA) no ensino de Química como sendo tema gerador ou conteúdo transversal vem crescendo significativamente, em virtude da crise ambiental provocada pelas diversas agressões à natureza, onde a EA está intrinsicamente relacionada com a quebra de paradigmas e mudanças culturais. O papel do Livro didático de Química (LDQ) no processo de construção do conhecimento nas escolas, é de suma importância, pois este ajudar na formação de indivíduos que irão exercer, de forma critica e consciente, sua cidadania ambiental. Diante desta necessidade, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar como os conteúdos de EA vêm sendo abordados nos livros de Química do Programa Nacional do Livro Didático, no período de 2009 a 2017. A investigação constituiu no levantamento e análise das coleções utilizada na região do Agreste Pernambucano, por escolas da rede pública e privada. A metodologia foi constituída pela análise qualitativa dos conteúdos da EA nas coleções: Química, volume único: ensino médio de Eduardo Fleury Mortimer e Andréa Horta Machado; Química na Abordagem do Cotidiano de Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto; Ser protagonista: Química, ensino médio/Obra coletiva concebida. Os resultados das análises apontam que os livros das coleções, de maneira geral, abordam os conteúdos de EA, porem é necessário ressaltar que alguns temas ainda são tratados de forma inadequada e, deixam de relacionar a importância de determinadas ações humanas, o que dificulta a formação do cidadão para uma sociedade consciente de seus atos e das consequências destes para uma boa convivência dos seres vivos com a natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.