Este artigo discute os conceitos de teoria da administração inserida no contexto da gestão escolar democrática, considerando as questões que permeiam a escola. Trata-se de uma revisão bibliográfica e o diálogo com os autores, tais como Libâneo (2001; 2007), Luck (2000), Dourado (2012) entre outros, foi de fundamental importância para a compreensão desta temática tão relevante para se pensar a escola, a ciência e os seres humanos de modo geral no tocante ao domínio da gestão/administração. Os conceitos de gestão e administração, no senso comum, quase sempre são tomados como sinônimos, associando-se a contextos hierárquicos em que alguém administra e controla o trabalho de alguém, desenvolvendo ações com vistas ao alcance da produtividade. Ao abordar o tema da Gestão Democrática faz-se necessário, inicialmente, explicitar o entendimento sobre Administração escolar e as principais teorias que influenciaram o processo administrativo escolar, uma vez que, propostas curriculares de administração/gestão escolar têm utilizado como parâmetro as abordagens da ciência Administração. Da análise das teorias, descobriu-se que a relação entre as teorias da administração, apesar de ser importante no meio educacional, ou melhor, no contexto da gestão escolar, tem sido pouco praticada neste contexto. Portanto, espera-se que com o decorrer do tempo e da preocupação por parte dos gestores escolares e equipe, que a escola seja eficaz e eficiente ao usar as teorias da administração, sobretudo a clássica, uma vez que estas têm toda a sua relevância para as esferas administrativas e porque não na área da educação escolar? Esta indagação, talvez, seja o primeiro passo para os gestores escolares refletirem mais sobre as teorias da administração e, num futuro breve, pôr em prática, por se entender que todos sairão fortalecidos.