AS CONTRIBUIÇÕES DA HORTA ESCOLAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SERIES INICIAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35902 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 656 "inscrito_id" => 5684 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA HORTA ESCOLAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SERIES INICIAIS" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar a horta escolar como importante estratégia para o Ensino de Ciências, tendo em vista a grande necessidade de tornar as aulas de ciências mais atrativas e significativas para os alunos. Durante a pesquisa foi realizada uma análise documental dos Parâmetros Curriculares nacionais e Cadernos de Orientações Curriculares do Estado do Acre e como aportes teóricos foram analisados artigos sobre experiências com a horta escolar, e textos sobre a temática, outra fonte consistiu em entrevista com uma docente que desenvolve atividades com a horta escolar. Esse tipo de experiência trabalhada a partir do método investigativo, permitirá que os alunos compreendam todo o processo, deixando para a traz a perspectiva do ensino de ciências fragmentado, para tanto é essencial que o professor realize esse projeto de forma planejada, objetiva e intencional, visando uma aprendizagem expressiva aos alunos. A interdisciplinaridade tem lugar quando se trabalha com a horta escolar, as atividades que podem ser elaboradas a partir dela são inúmeras, desta forma não se tratará de um trabalho focado unicamente na disciplina de ciências, os alunos precisarão fazer uso das diversas áreas do conhecimento como matemática e português, por exemplo. A partir da experiência com a horta, desde sua fase inicial até a etapa final, será oportunizado aos alunos constituírem suas hipóteses com base em observação, participação e experimentação por eles mesmo comprovadas, contribuindo de forma significativa para o aprendizado amplo e para a modificação nos hábitos e atitudes de alunos do ensino fundamental em relação a temática apresentada" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTRATÉGIA DE ENSINO, HORTA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5684_31082017220628.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA OLIVEIRA" "autor_email" => "gabriella051054@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35902 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 656 "inscrito_id" => 5684 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA HORTA ESCOLAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SERIES INICIAIS" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar a horta escolar como importante estratégia para o Ensino de Ciências, tendo em vista a grande necessidade de tornar as aulas de ciências mais atrativas e significativas para os alunos. Durante a pesquisa foi realizada uma análise documental dos Parâmetros Curriculares nacionais e Cadernos de Orientações Curriculares do Estado do Acre e como aportes teóricos foram analisados artigos sobre experiências com a horta escolar, e textos sobre a temática, outra fonte consistiu em entrevista com uma docente que desenvolve atividades com a horta escolar. Esse tipo de experiência trabalhada a partir do método investigativo, permitirá que os alunos compreendam todo o processo, deixando para a traz a perspectiva do ensino de ciências fragmentado, para tanto é essencial que o professor realize esse projeto de forma planejada, objetiva e intencional, visando uma aprendizagem expressiva aos alunos. A interdisciplinaridade tem lugar quando se trabalha com a horta escolar, as atividades que podem ser elaboradas a partir dela são inúmeras, desta forma não se tratará de um trabalho focado unicamente na disciplina de ciências, os alunos precisarão fazer uso das diversas áreas do conhecimento como matemática e português, por exemplo. A partir da experiência com a horta, desde sua fase inicial até a etapa final, será oportunizado aos alunos constituírem suas hipóteses com base em observação, participação e experimentação por eles mesmo comprovadas, contribuindo de forma significativa para o aprendizado amplo e para a modificação nos hábitos e atitudes de alunos do ensino fundamental em relação a temática apresentada" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTRATÉGIA DE ENSINO, HORTA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5684_31082017220628.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA OLIVEIRA" "autor_email" => "gabriella051054@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }