Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRECONCEITO RACIAL: ATITUDES DA SOCIEDADE BRASILEIRA QUE GERA O PRECONCEITO RACIAL

Palavra-chaves: SOCIEDADE, PRECONCEITO, ESCOLA Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
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      O presente trabalho tem como objetivo principal promover breve reflexão sobre o preconceito racial existente na sociedade brasileira, desde o Brasil colônia até os dias atuais; identificando os principais atitudes que promoveram esses atos ou ações de racismos no passado e que estão perpassando de geração para geração transformando, assim, em uma ação cultural; bem como elencar os desafios que a classe descriminada enfrenta para conseguir viver em uma sociedade culturalmente racista onde, na maioria das vezes, presenciam-se atitudes discriminatórias contra uma parte da população que sofre preconceitos por terem uma cor, raça, classe social, crença ou opção sexual diferente. Ao mesmo tempo apresentar a família e a escola como as duas primeiras instituições fundamentais na vida de um indivíduo, para que juntas seguindo a mesma linha de pensamento, possam assim mostrar que o caminho a ser seguido para minimizar, combater e até mesmo abolir esses atos racistas e preconceituosos é a educação, seja ela formal quanto informal. No entanto elencar a escola como foco principal por ser uma instituição formal de ensino e aprendizagem, exerce um papel fundamental na conscientização da população, mostrando assim, que essa instituição necessita estabelecer parceria com a família, onde se sabe que é primeira e importante instituição que a criança vem a pertencer. Por fim, fazer uma analise sobre os fatos, ações de que a sociedade brasileira, que se diz consciente dos direitos e deveres, estará ou não promovendo atitudes racistas.\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo principal promover breve reflexão sobre o preconceito racial existente na sociedade brasileira, desde o Brasil colônia até os dias atuais; identificando os principais atitudes que promoveram esses atos ou ações de racismos no passado e que estão perpassando de geração para geração transformando, assim, em uma ação cultural; bem como elencar os desafios que a classe descriminada enfrenta para conseguir viver em uma sociedade culturalmente racista onde, na maioria das vezes, presenciam-se atitudes discriminatórias contra uma parte da população que sofre preconceitos por terem uma cor, raça, classe social, crença ou opção sexual diferente. Ao mesmo tempo apresentar a família e a escola como as duas primeiras instituições fundamentais na vida de um indivíduo, para que juntas seguindo a mesma linha de pensamento, possam assim mostrar que o caminho a ser seguido para minimizar, combater e até mesmo abolir esses atos racistas e preconceituosos é a educação, seja ela formal quanto informal. No entanto elencar a escola como foco principal por ser uma instituição formal de ensino e aprendizagem, exerce um papel fundamental na conscientização da população, mostrando assim, que essa instituição necessita estabelecer parceria com a família, onde se sabe que é primeira e importante instituição que a criança vem a pertencer. Por fim, fazer uma analise sobre os fatos, ações de que a sociedade brasileira, que se diz consciente dos direitos e deveres, estará ou não promovendo atitudes racistas. Palavras-chave: sociedade, preconceito, escola.

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