A atividade desenvolvida, chamada de câmara escura, tem por finalidade discutir a aplicação e a importância da óptica geométrica em situações do dia-a-dia dos alunos através de uma atividade experimental, estimulando a cooperação e a maior afeição e dedicação dos alunos pela física e suas aplicações, na qual para atingirmos esse objetivo utilizamos materiais desenvolvidos e organizados juntamente com os estudantes, fazendo uso de ferramentas alternativas e de preços acessíveis. O projeto foi aplicado em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública, situada na cidade de Bragança-PA, escola Bolívar Bordallo da Silva, no qual realizou-se seguindo uma metodologia que considerou os conhecimentos prévios dos alunos acerca do assunto, para assim compara-los aos resultados obtidos após o desenvolvimento da pesquisa. Com o intuito de realizar uma maior relação e troca de ideias entre os alunos, ai fim da atividade foram separados em grupos para responder algumas questões sobre óptica geométrica e suas aplicações, tornando possível identificar se a experiência aplicada foi positiva e construtiva para o seu desenvolvimento intelectual. Após analisar os dados levantados pela pesquisa e compara-los com as respostas dadas previamente no início das aulas, certificou-se do sucesso e do aumento significativo do entendimento sobre os fenômenos estudado através de experimentos, comprovando-se assim, que através desse trabalho se pode possibilitar um maior interesse pelo processo de ensino devido ao uso da experimentação, favorecendo a construção de um conhecimento mais relevante já que em suas respostas ficou claro que os alunos perceberam os fenômenos através do comportamento da luz em situações do dia-a-dia da mesma maneira que a sua aplicação.