Pesquisas no campo da Didática da Matemática possibilitam compreender a natureza do trabalho didático, bem como as transformações porque passam os conteúdos ensinados na escola e quais os recursos que propiciam a Transposição Didática destes conteúdos, no caso em foco o ensino de Geometria Plana nos anos finais do ensino fundamental. Com relação ao ensino da Matemática a Geometria aparece como um campo privilegiado (apesar de não ser o único) para exercitar as inter-relações entre o método lógico-dedutivo e o raciocínio intuitivo, apoiado nas representações materiais dos objetos abstratos da geometria. Diante desse aspecto iremos apresentar neste artigo uma experiência relacionada ao desenvolvimento de uma atividade vivenciada (oficina) na Semana da Matemática de uma Universidade Pública de Pernambuco que constou de estudos e reflexões teóricas voltadas a práxis para o ensino de geometria, embasados na teoria das Situações Didáticas de Brousseau (1996).Nesse enfoque, a metodologia utilizada no projeto foi numa perspectiva qualitativa de estudo de caso conforme Gil (2008) que consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. Constou de estudos e atividades voltados à apreensão e/ou reconstrução do conhecimento geométrico, trabalhados nos componentes curriculares de Didática e Estágio Supervisionado. Com esta atividade procuramos promover contribuições para a futura prática pedagógica do professor de matemática. Para tanto a referida oficina utilizou-se do jogo Teorema de Pitágoras 1 na perspectiva de que o uso de materiais didáticos manipuláveis auxiliam a construção de conceitos geométricos. Desta forma apresentaremos neste artigo parte da sistematização da vivência do projeto realizado.