Atualmente, um dos grandes desafios dos educadores brasileiros é melhorar os índices da nossa Educação Básica. As altas taxas de evasão e reprovação indicam que algo não está bem. O IDEB da maioria das escolas de ensino básico de nosso país é relativamente baixo, revelando as dificuldades enfrentadas pelos discentes na compreensão dos principais conceitos matemáticos apresentados em sala de aula. O presente trabalho tem como objetivo, verificar se os alunos de uma escola pública municipal de Cacimba de Dentro – PB, estão compreendendo, de forma efetiva, os conceitos de equação do 1° grau e de operações com números inteiros. No desenvolvimento deste trabalho, após receber o apoio da direção e do professor da disciplina de matemática e realizar as observações, foi aplicada uma atividade com 26 alunos que frequentam turmas do 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal, caracterizando-se a pesquisa como de campo, de natureza quanti-qualitativa, e configurando-se como diagnóstica. Verificou-se que muitos discentes participantes da atividade não conseguiram responder todos os itens que abordavam as operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) com números inteiros. Com relação à resolução de equações do 1º grau, apenas aproximadamente 10% conseguiram argumentar e resolver algum item que abordava esse tema. Assim, verificou-se que a maioria dos alunos não conseguiu compreender, de forma efetiva, os conceitos de equação do 1º grau e de operações com números inteiros, fato este que pode contribuir de forma significativa, não só com o aumento das taxas de evasão e reprovação, mas também, dificultar o prosseguimento nos estudos posteriores e assim impedir a obtenção de uma aprendizagem sólida, efetiva e eficiente.