Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO SIMULADOR PHET (PHYSICS EDUCATIONAL TECHNOLOGY) NO ENSINO DA FÍSICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NA UNIDADE ESCOLAR DEMERVAL LOBÃO EM ANGICAL-PI.

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, SIMULADOR PHET, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38007
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3512
    "inscrito_id" => 8633
    "titulo" => "O USO DO SIMULADOR PHET (PHYSICS EDUCATIONAL TECHNOLOGY) NO ENSINO DA FÍSICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NA UNIDADE ESCOLAR DEMERVAL LOBÃO EM ANGICAL-PI."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar o conhecimento no qual os alunos têm sobre o recurso didático: Simulador PhET (PHYSICS EDUCATIONAL TECHNOLOGY). Em seguida será trabalhado o processo de apresentação do Simulador para toda turma do 2º Ano, onde será demonstrada a utilização do programa na área do ensino da física, suas funções, promovendo assim um método inovador e dinâmico que facilita o ensino aprendizagem da Física. Num segundo momento, será Identificado, através dos alunos, se o Simulador PhET é uma ferramenta didática eficaz e que pode, de fato, contribuir para a melhoria da aprendizagem dos conteúdos de física. Utilizou-se a metodologia pesquisa descritiva com abordagem qualitativa neste projeto, sendo realizado com os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Demerval Lobão localizada em Angical-Piauí. Buscou-se conhecer a importância que o Simulador PhET tem para o aprendizado do Ensino da Física e se esta atividade estimula o entendimento dos discentes sobre os assuntos ministrado em sala de aula. É perceptível que a utilização de um recursos didático envolvendo a tecnologia, em que haja uma interação diferenciada entre alunos, assuntos estudados e professor como, por exemplo, o Simulador PhET deixa as aulas mais atrativas, desperta o interesse e participação dos discentes. Percebemos então a partir do resultado deste trabalho de pesquisa que ministrando aulas com o auxílio de recursos pedagógicos tecnológicos, como por exemplo, o Simulado PhET para complementar as aulas teóricas obtém- se uma melhoria considerável e de grande relevância no desempenho dos alunos em relação a disciplina de física no que diz respeito à compreensão do conteúdo trabalhado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, SIMULADOR PHET, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID8633_13102017225009.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIARA DOS SANTOS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JACIARA SANTOS "
    "autor_email" => "luajaci93@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38007
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3512
    "inscrito_id" => 8633
    "titulo" => "O USO DO SIMULADOR PHET (PHYSICS EDUCATIONAL TECHNOLOGY) NO ENSINO DA FÍSICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NA UNIDADE ESCOLAR DEMERVAL LOBÃO EM ANGICAL-PI."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar o conhecimento no qual os alunos têm sobre o recurso didático: Simulador PhET (PHYSICS EDUCATIONAL TECHNOLOGY). Em seguida será trabalhado o processo de apresentação do Simulador para toda turma do 2º Ano, onde será demonstrada a utilização do programa na área do ensino da física, suas funções, promovendo assim um método inovador e dinâmico que facilita o ensino aprendizagem da Física. Num segundo momento, será Identificado, através dos alunos, se o Simulador PhET é uma ferramenta didática eficaz e que pode, de fato, contribuir para a melhoria da aprendizagem dos conteúdos de física. Utilizou-se a metodologia pesquisa descritiva com abordagem qualitativa neste projeto, sendo realizado com os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Demerval Lobão localizada em Angical-Piauí. Buscou-se conhecer a importância que o Simulador PhET tem para o aprendizado do Ensino da Física e se esta atividade estimula o entendimento dos discentes sobre os assuntos ministrado em sala de aula. É perceptível que a utilização de um recursos didático envolvendo a tecnologia, em que haja uma interação diferenciada entre alunos, assuntos estudados e professor como, por exemplo, o Simulador PhET deixa as aulas mais atrativas, desperta o interesse e participação dos discentes. Percebemos então a partir do resultado deste trabalho de pesquisa que ministrando aulas com o auxílio de recursos pedagógicos tecnológicos, como por exemplo, o Simulado PhET para complementar as aulas teóricas obtém- se uma melhoria considerável e de grande relevância no desempenho dos alunos em relação a disciplina de física no que diz respeito à compreensão do conteúdo trabalhado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, SIMULADOR PHET, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID8633_13102017225009.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIARA DOS SANTOS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JACIARA SANTOS "
    "autor_email" => "luajaci93@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar o conhecimento no qual os alunos têm sobre o recurso didático: Simulador PhET (PHYSICS EDUCATIONAL TECHNOLOGY). Em seguida será trabalhado o processo de apresentação do Simulador para toda turma do 2º Ano, onde será demonstrada a utilização do programa na área do ensino da física, suas funções, promovendo assim um método inovador e dinâmico que facilita o ensino aprendizagem da Física. Num segundo momento, será Identificado, através dos alunos, se o Simulador PhET é uma ferramenta didática eficaz e que pode, de fato, contribuir para a melhoria da aprendizagem dos conteúdos de física. Utilizou-se a metodologia pesquisa descritiva com abordagem qualitativa neste projeto, sendo realizado com os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Demerval Lobão localizada em Angical-Piauí. Buscou-se conhecer a importância que o Simulador PhET tem para o aprendizado do Ensino da Física e se esta atividade estimula o entendimento dos discentes sobre os assuntos ministrado em sala de aula. É perceptível que a utilização de um recursos didático envolvendo a tecnologia, em que haja uma interação diferenciada entre alunos, assuntos estudados e professor como, por exemplo, o Simulador PhET deixa as aulas mais atrativas, desperta o interesse e participação dos discentes. Percebemos então a partir do resultado deste trabalho de pesquisa que ministrando aulas com o auxílio de recursos pedagógicos tecnológicos, como por exemplo, o Simulado PhET para complementar as aulas teóricas obtém- se uma melhoria considerável e de grande relevância no desempenho dos alunos em relação a disciplina de física no que diz respeito à compreensão do conteúdo trabalhado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.