Uma das maiores dificuldade de aprendizagem em genética esta relacionada aos conteúdos de interação e ligação gênica, principalmente devido ao elevado grau da abstração dos referidos conteúdos. Assim, o uso de jogos pedagógicos seria um fator auxiliador do professor na aprendizagem significativa de conteúdos de genética. A aprendizagem significativa comunga com o uso do jogo pedagógico, porque se trata de um fator auxiliador do professor na complementação do conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização de dois jogos pedagógicos na aprendizagem significativa dos conteúdos de interação e ligação gênica na terceira série do ensino médio em duas escolas no Município de Patos-Pb, Brasil. Essa é uma pesquisa explicativa com estudo de caso e abordagem qualitativa, contendo questionário semiestruturado de análise pré e pós-teste, utilizando escala psicométrica do tipo Likert. Os resultados psicométricos demonstraram neutralidade significativa e baixa melhoria da aprendizagem conceitual dos conteúdos interação e ligação gênica dos jogos pedagógicos aplicados. Logo, concluiu-se que, se jogos pedagógicos não forem bem planejados, tornam-se apenas jogos, não podendo ser usados como ferramenta educacional complementar à didática do professor em sala de aula.