Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O RETRATO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DO OLHAR EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FOTOGRAFIA, VISUALIDADES, RETRATO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37922
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2501
    "inscrito_id" => 6662
    "titulo" => "O RETRATO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DO OLHAR EM JUAZEIRO DO NORTE-CE"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de discutir a experiência de formação do olhar através do retrato fotográfico na escola. Para isso, faz-se uma introdução sobre educação, jovem e visualidades e, em seguida, descrevem-se e discutem-se as atividades realizadas em uma oficina com jovens do ensino médio de Juazeiro do Norte-CE. O ponto de partida para a necessidade desta ação na escola foi um projeto de extensão universitária, em que foram propostos o estudo acadêmico sobre imagem e fotografia, bem como oficinas de formação do olhar em escolas do ensino médio. Tendo em vista que os jovens estão em processo de autoconhecimento e que a linguagem visual é uma mediadora fundamental de sua relação com o mundo, o retrato fotográfico opera como campo de experimentação da imagem de si, complementando-se com o olhar do outro. A diversidade de retratos dá indícios de como os jovens desejam ser vistos e de como se utilizam de repertórios próprios e materiais sugeridos. A primeira oficina, foco deste trabalho, teve como base metodológica o processo de produção de retratos realizado em três dias consecutivos: um para exposição oral sobre história do retrato a partir de exemplos na arte, mídia e fotografia; outro para prática fotográfica dos estudantes com câmeras; e o último para intervenções manuais nas fotografias impressas em preto e branco. Ressaltam-se, como contribuições da experiência, a possibilidade dos jovens verem e serem vistos na composição dos retratos de forma mais sensível e crítica, bem como o exercício visual de terem uma imagem de si sob a possibilidade artística contemporânea de mistura de expressões estéticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FOTOGRAFIA, VISUALIDADES, RETRATO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6662_12092017032132.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELANE ABREU DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELANE ABREU"
    "autor_email" => "elane.abreu@ufca.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37922
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2501
    "inscrito_id" => 6662
    "titulo" => "O RETRATO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DO OLHAR EM JUAZEIRO DO NORTE-CE"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de discutir a experiência de formação do olhar através do retrato fotográfico na escola. Para isso, faz-se uma introdução sobre educação, jovem e visualidades e, em seguida, descrevem-se e discutem-se as atividades realizadas em uma oficina com jovens do ensino médio de Juazeiro do Norte-CE. O ponto de partida para a necessidade desta ação na escola foi um projeto de extensão universitária, em que foram propostos o estudo acadêmico sobre imagem e fotografia, bem como oficinas de formação do olhar em escolas do ensino médio. Tendo em vista que os jovens estão em processo de autoconhecimento e que a linguagem visual é uma mediadora fundamental de sua relação com o mundo, o retrato fotográfico opera como campo de experimentação da imagem de si, complementando-se com o olhar do outro. A diversidade de retratos dá indícios de como os jovens desejam ser vistos e de como se utilizam de repertórios próprios e materiais sugeridos. A primeira oficina, foco deste trabalho, teve como base metodológica o processo de produção de retratos realizado em três dias consecutivos: um para exposição oral sobre história do retrato a partir de exemplos na arte, mídia e fotografia; outro para prática fotográfica dos estudantes com câmeras; e o último para intervenções manuais nas fotografias impressas em preto e branco. Ressaltam-se, como contribuições da experiência, a possibilidade dos jovens verem e serem vistos na composição dos retratos de forma mais sensível e crítica, bem como o exercício visual de terem uma imagem de si sob a possibilidade artística contemporânea de mistura de expressões estéticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FOTOGRAFIA, VISUALIDADES, RETRATO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6662_12092017032132.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELANE ABREU DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELANE ABREU"
    "autor_email" => "elane.abreu@ufca.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de discutir a experiência de formação do olhar através do retrato fotográfico na escola. Para isso, faz-se uma introdução sobre educação, jovem e visualidades e, em seguida, descrevem-se e discutem-se as atividades realizadas em uma oficina com jovens do ensino médio de Juazeiro do Norte-CE. O ponto de partida para a necessidade desta ação na escola foi um projeto de extensão universitária, em que foram propostos o estudo acadêmico sobre imagem e fotografia, bem como oficinas de formação do olhar em escolas do ensino médio. Tendo em vista que os jovens estão em processo de autoconhecimento e que a linguagem visual é uma mediadora fundamental de sua relação com o mundo, o retrato fotográfico opera como campo de experimentação da imagem de si, complementando-se com o olhar do outro. A diversidade de retratos dá indícios de como os jovens desejam ser vistos e de como se utilizam de repertórios próprios e materiais sugeridos. A primeira oficina, foco deste trabalho, teve como base metodológica o processo de produção de retratos realizado em três dias consecutivos: um para exposição oral sobre história do retrato a partir de exemplos na arte, mídia e fotografia; outro para prática fotográfica dos estudantes com câmeras; e o último para intervenções manuais nas fotografias impressas em preto e branco. Ressaltam-se, como contribuições da experiência, a possibilidade dos jovens verem e serem vistos na composição dos retratos de forma mais sensível e crítica, bem como o exercício visual de terem uma imagem de si sob a possibilidade artística contemporânea de mistura de expressões estéticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.