O presente trabalho foi realizado em forma de palestra, e tem como objetivo abordar alguns alimentos e práticas alimentares que interferem positivamente na saúde de uma pessoa, como estratégia de conscientizar os jovens sobre a importância de bons hábitos alimentares, proporcionando qualidade de vida e prevenção de algumas doenças. Essa atividade foi realizada no em junho de 2017 em um colégio de ensino médio, na cidade de Parnaíba-PI. A atividade ocorreu no horário de recreio interativo da escola com o intuito de proporcionar ao corpo discente um maior conhecimento sobre a importância de uma alimentação saudável ao longo da vida, para que pudessem ter o conhecimento de como esta prática poderia vir a refletir posteriormente na saúde de cada um deles. A palestra aconteceu no pátio da escola e foi inicialmente realizada pelos professores. A atividade foi acompanhada de uma nutricionista pós-graduanda em saúde da família. A priori foi realizada uma palestra, que teve como foco principal a “alimentação saudável e saúde”, entretanto, também foram explorados importantes temas subjacentes como: alimentação não saudável, obesidade infantil e consequências de uma má alimentação, sendo abordado a diabetes melito e a hipertensão arterial. No final da palestra, para que se ocorresse um momento de interação mais dinâmica foram chamados três alunos voluntários para que fizessem a montagem de uma pirâmide alimentar. Haviam alguns alimentos impressos em papel disposto em uma mesa e um cartaz com o desenho de uma pirâmide alimentar colado na parede. Os alunos escolhidos tiveram um tempo determinado para colar o máximo de alimentos na pirâmide, e o mais importante, fazer a colagem no local correto da mesma. Posteriormente, a nutricionista conferiu os alimentos para saber se cada um deles encontrava-se em seu devido lugar, e explicou aos alunos o funcionamento correto da pirâmide alimentar. Foi notório o entusiasmo e o interesse que os alunos demonstraram durante a realização do estudo, observando atentamente a cada detalhe que os cercava. A palestra e a dinâmica foram de grande importância, visto que, havia uma grande interação entre alunos, professores e demais membros da comunidade escolar. Um valioso momento a se destacar durante a explanação da temática foi a retirada de dúvidas com a nutricionista, pois assim, os alunos demonstraram que ficaram atentos durante a atividade, fazendo posicionamentos pontuais em relação a curiosidades que nutriam a respeito de saúde e alimentação. A montagem da pirâmide alimentar foi uma forma de avaliar o conhecimento dos alunos, e com a realização desta atividade, notou-se que alguns alunos ainda possuíam uma pequena deficiência quando se tratava de conhecimentos referentes à alimentação saudável. Todavia, todas as dúvidas apresentadas e questionadas, foram esclarecidas pela nutricionista que se encontrava presente. Assim sendo, pode-se observar que ainda que a duração do trabalho não tenha sido duradoura, uma quantidade considerável de conhecimentos referentes ao tema em questão foi adquirida pelos alunos e demais membros da comunidade escolar, proporcionando assim, incentivo na promoção da saúde por meio da educação alimentar.