Neste artigo, versamos sobre as relações étnico raciais no âmbito escolar, e em especifico na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cassiano Ribeiro Coutinho, Sapé-PB em aulas de Língua Portuguesa. Através dos relatos de experiencias decorrentes das aulas buscamos sublinhar possibilidades de atuação em sala de aula como forma de cumprimento da Lei 10.639 de 2003. Neste sentido, partimos de uma concepção de educação que se preocupe com o enfrentamento do racismo, a diminuição do preconceito no ambiente escolar e a construção da identidade da criança negra em sala. Tentando desta forma, construir além de uma identidade e sentimento de pertencimento, um resgate de contribuição do negro em sociedade. Buscamos, pois, abordar uma temática tão delicada tendo como norte a literatura infanto-juvenil em somativa ao desenvolvimento de um projeto sócio educacional. O aporte teórico utilizado se baseia nos estudos de Gislene Santos (que abordam questões ligadas à formação e (re)construção identitária negra, como Anete Abramowicz, (2006), Eliane Cavalleiro (2000), Ademir Santos (2008), Kabengele Munanga (2006), Vera Lúcia Neri da Silva (2002). Os estudos referentes à literatura infantil negra serão concentrados nas pesquisas desenvolvidas por Maria Anória de Jesus Oliveira (2010), Heloisa Pires de Lima e Literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasil, com Ione da Silva Jovino.