FARIAS, Vitória Da Silva et al.. Contextualização no ensino da matemática. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36274>. Acesso em: 02/11/2024 08:13
O objetivo geral deste estudo é apresentar a contextualização como elemento necessário para o processo pedagógico, destacando sua importância no ensino da Matemática, buscando uma nova visão acerca da disciplina de Matemática e destacando novos meios que melhorem o processo de ensino contribuindo para uma melhora significativa na aprendizagem dos estudantes. A contextualização pode ser conceituada como o ato de relacionar o conhecimento à sua origem e à sua aplicação. Ou seja, a ideia principal quando pretendemos contextualizar é apresentar ao estudante quais situações que fazem parte de seu cotidiano que está ligado aquele conhecimento, para que desta forma o este possa entender o significado real do que está sendo passado no ambiente de aprendizagem. Após uma abordagem com estudantes e docentes percebemos que a Matemática é considerada uma disciplina árdua quanto ao seu processo de ensino-aprendizagem, em razão de comumente ser utilizado o uso mecanizado de fórmulas, trabalhando de modo desestimulador e descontextualizada. Por esse motivo, observamos a urgente necessidade e demonstrar a importância do papel da contextualização no seu processo pedagógico. A ideia da contextualização requer a intervenção do estudante em todo o processo de aprendizagem, Para tal é necessário que o professor crie situações comuns ao dia a dia do aluno e o faça interagir ativamente de modo intelectual e afetivo, trazendo o cotidiano para a sala de aula e aproximando o dia a dia dos alunos do conhecimento científico. Somente baseado nesses pressupostos é que o aluno irá atribuir significado para o conhecimento que está sendo passando para seu educador, seu educador consequentemente estará mais propenso a ter êxito em preparar não para uma memorização, mas, sim para a vida.