Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO, CONTEXTUALIZAÇÃO, MATEMÁTICA Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36274
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 5001
    "inscrito_id" => 2251
    "titulo" => "CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O objetivo geral deste estudo é apresentar a contextualização como elemento necessário para o processo pedagógico, destacando sua importância no ensino da Matemática, buscando uma nova visão acerca da disciplina de Matemática e destacando novos meios que melhorem o processo de ensino contribuindo para uma melhora significativa na aprendizagem dos estudantes. A contextualização pode ser conceituada como o ato de relacionar o conhecimento à sua origem e à sua aplicação. Ou seja, a ideia principal quando pretendemos contextualizar é apresentar ao estudante quais situações que fazem parte de seu cotidiano que está ligado aquele conhecimento, para que desta forma o este possa entender o significado real do que está sendo passado no ambiente de aprendizagem.  Após uma abordagem com estudantes e docentes percebemos que a Matemática é considerada uma disciplina árdua quanto ao seu processo de ensino-aprendizagem, em razão de comumente ser utilizado o uso mecanizado de fórmulas, trabalhando de modo desestimulador e descontextualizada. Por esse motivo, observamos a urgente necessidade e demonstrar a importância do papel da contextualização no seu processo pedagógico. A ideia da contextualização requer a intervenção do estudante em todo o processo de aprendizagem, Para tal é necessário que o professor crie situações comuns ao dia a dia do aluno e o faça interagir ativamente de modo intelectual e afetivo, trazendo o cotidiano para a sala de aula e aproximando o dia a dia dos alunos do conhecimento científico. Somente baseado nesses pressupostos é que o aluno irá atribuir significado para o conhecimento que está sendo passando para seu educador, seu educador consequentemente estará mais propenso a ter êxito em preparar não para uma memorização, mas, sim para a vida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CONTEXTUALIZAÇÃO, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID2251_17102017155443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA DA SILVA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA FARIAS"
    "autor_email" => "vitoriadasilvafarias99@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36274
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 5001
    "inscrito_id" => 2251
    "titulo" => "CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O objetivo geral deste estudo é apresentar a contextualização como elemento necessário para o processo pedagógico, destacando sua importância no ensino da Matemática, buscando uma nova visão acerca da disciplina de Matemática e destacando novos meios que melhorem o processo de ensino contribuindo para uma melhora significativa na aprendizagem dos estudantes. A contextualização pode ser conceituada como o ato de relacionar o conhecimento à sua origem e à sua aplicação. Ou seja, a ideia principal quando pretendemos contextualizar é apresentar ao estudante quais situações que fazem parte de seu cotidiano que está ligado aquele conhecimento, para que desta forma o este possa entender o significado real do que está sendo passado no ambiente de aprendizagem.  Após uma abordagem com estudantes e docentes percebemos que a Matemática é considerada uma disciplina árdua quanto ao seu processo de ensino-aprendizagem, em razão de comumente ser utilizado o uso mecanizado de fórmulas, trabalhando de modo desestimulador e descontextualizada. Por esse motivo, observamos a urgente necessidade e demonstrar a importância do papel da contextualização no seu processo pedagógico. A ideia da contextualização requer a intervenção do estudante em todo o processo de aprendizagem, Para tal é necessário que o professor crie situações comuns ao dia a dia do aluno e o faça interagir ativamente de modo intelectual e afetivo, trazendo o cotidiano para a sala de aula e aproximando o dia a dia dos alunos do conhecimento científico. Somente baseado nesses pressupostos é que o aluno irá atribuir significado para o conhecimento que está sendo passando para seu educador, seu educador consequentemente estará mais propenso a ter êxito em preparar não para uma memorização, mas, sim para a vida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CONTEXTUALIZAÇÃO, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID2251_17102017155443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA DA SILVA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA FARIAS"
    "autor_email" => "vitoriadasilvafarias99@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O objetivo geral deste estudo é apresentar a contextualização como elemento necessário para o processo pedagógico, destacando sua importância no ensino da Matemática, buscando uma nova visão acerca da disciplina de Matemática e destacando novos meios que melhorem o processo de ensino contribuindo para uma melhora significativa na aprendizagem dos estudantes. A contextualização pode ser conceituada como o ato de relacionar o conhecimento à sua origem e à sua aplicação. Ou seja, a ideia principal quando pretendemos contextualizar é apresentar ao estudante quais situações que fazem parte de seu cotidiano que está ligado aquele conhecimento, para que desta forma o este possa entender o significado real do que está sendo passado no ambiente de aprendizagem. Após uma abordagem com estudantes e docentes percebemos que a Matemática é considerada uma disciplina árdua quanto ao seu processo de ensino-aprendizagem, em razão de comumente ser utilizado o uso mecanizado de fórmulas, trabalhando de modo desestimulador e descontextualizada. Por esse motivo, observamos a urgente necessidade e demonstrar a importância do papel da contextualização no seu processo pedagógico. A ideia da contextualização requer a intervenção do estudante em todo o processo de aprendizagem, Para tal é necessário que o professor crie situações comuns ao dia a dia do aluno e o faça interagir ativamente de modo intelectual e afetivo, trazendo o cotidiano para a sala de aula e aproximando o dia a dia dos alunos do conhecimento científico. Somente baseado nesses pressupostos é que o aluno irá atribuir significado para o conhecimento que está sendo passando para seu educador, seu educador consequentemente estará mais propenso a ter êxito em preparar não para uma memorização, mas, sim para a vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.