A Lei Brasileira de Inclusão – LBI formalizou legalmente a conquista dos direitos da pessoa com deficiência. Uma das recentes alterações realizadas a partir desta lei, foi o decreto 9.034/17, que institui a reserva de cotas para pessoas com deficiência em instituições federais de ensino técnico e superior. Essa pesquisa busca investigar os processos de inclusão e exclusão decorrentes do ingresso através do sistema de cotas, de estudantes com deficiência em cursos de graduação, em uma universidade federal localizada no interior do estado do Ceará, bem como descrever as principais percepções dos atores (alunos deficientes, professores e técnico-administrativos em educação) envolvidos nesse processo de inclusão e compreender como as representações sociais sobre a pessoa com deficiência interferem no processo de inclusão ou exclusão desses alunos. Diante dessa nova política afirmativa de acesso às universidades públicas, faz-se necessário discutir os impactos do ingresso destes estudantes no ensino superior, levando em consideração dentre outros aspectos a capacitação dos recursos humanos para acolher e atuar como suporte para estes alunos, a necessidade de desenvolvimento de tecnologias assistivas, e os processos inclusão e exclusão decorrente do contato com as diferenças. Nesse sentido, almeja-se que essa pesquisa seja capaz de sugerir modificações concretas no ambiente em que será desenvolvida, e assim melhorar o processo de acolhimento e inclusão desses alunos. O marco teórico contempla algumas leis e decretos que tratam dos direitos da pessoa com deficiência, apresenta a visão de alguns autores que vivenciam a inclusão em outras instituições de ensino, e também aponta para a distinção entre deficiência e patologia e aborda a teoria das representações sociais (RS). A pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento e tem caráter qualitativo, exploratório e descritivo.