As temáticas inclusão e acessibilidade educacional através da arte têm sido cada vez mais discutidas na atualidade, pelo sistema educacional. A arte traz contribuições para o desenvolvimento e inclusão das crianças com deficiência, nas questões educacionais, familiares e sociais. O objetivo deste artigo é promover a construção de uma discussão teórica, acerca das transformações possibilitadas pela arte na acessibilidade e inclusão educacional da criança com deficiência, sob o olhar da Arteterapia, bem como pretende demonstrar de que forma a arteterapia pode ser um objeto facilitador para que família, educadores e escola possam contribuir nos processos de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão educacional destas crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida através de uma revisão bibliográfica. Serviram de base para o levantamento literário livros, artigos, periódicos e trabalhos de conclusão de curso (TCC). Após as leituras, percebeu-se que a arteterapia pode contribuir para desmistificar estigmas e estereótipos acerca da acessibilidade e inclusão educacional das crianças com deficiência, sobretudo na sua aprendizagem e desenvolvimento através da arte, auxilia educadores, família e sociedade à acharem novos caminhos para lidarem com a deficiência da criança.