O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo que teve como objetivo analisar os elementos motivadores e constituintes do ser docente no ensino superior. Para a sua concretização foram utilizados os dados obtidos a partir de um questionário semiaberto, com quinze questões desenvolvidas com a finalidade de compreender e discutir os processos motivadores e promotores da constituição da docência no Ensino Superior através das narrativas de dez docentes de distintas instituições públicas e privadas. Ao analisar os dados, confirmamos a complexidade do processo formativo e os desafios da docência no ensino superior. Dialogamos brevemente com a legislação brasileira no que tange as políticas para este nível de ensino e confirmamos que ser docente é muito mais que ser um detentor de títulos acadêmicos e de seguir programas e ações pré-determinadas, sobretudo, porque a formação docente se processa de forma dinâmica e relacionada à prática didático-pedagógica e à própria trajetória de vida do professor e dos alunos que se constituem partícipes do processo de ensino e aprendizagem imersos em um pressuposto que se configure cada vez mais epistemológico. Concluímos que o exercício da profissão docente no Ensino Superior é uma atividade cada vez mais complexa o que exige dos docentes uma gama de saberes. Estes saberes vão muito além dos conhecimentos específicos da área de atuação de cada docente, tendo em vista que as demandas da prática pedagógica acabam por exigir, cada vez mais, a apropriação de novos saberes e a aquisição de competências que viabilizem estratégias de atuação diante das situações iminentes do cotidiano docente.