OLIVEIRA, Fernanda Bonfim De et al.. Professores que marcam vidas. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38365>. Acesso em: 23/12/2024 00:55
Muito se tem discutido sobre a relação professor-aluno e no que se refere a tal, busca-se fazer uma análise sobre um aspecto que pode contribuir de forma positiva para essa relação. Uma visão sobre a perspectiva docente no processo de ensino-aprendizagem. A mediação se dá nas interações sociais, e as mesmas possibilitam ao individuo incorporação dos modos de pensar, de agir e se organizar como sujeito e o professor é o principal mediador na interação sujeito-objeto, ou seja, ele é o facilitador, motivador da aprendizagem. Se por muito tempo não se considerou que o aspecto afetivo e o cognitivo são inseparáveis, hoje já há estudos que comprovam essa dissociabilidade. Sendo assim, a afetividade também está presente nas interações sociais e influencia o desenvolvimento cognitivo. No ambiente escolar o principal mediador entre o objeto de conhecimento e o sujeito é o professor. Conforme for realizada essa mediação, implicações direta elas terão na vida dos indivíduos, implicações boas, ou ruins. O presente trabalho visou investigar alguns professores que marcaram positivamente a vida de seus alunos com a sua atuação docente. Cinco sujeitos fizeram memoriais relatando sobre esses professores que contribuíram para o desenvolvimento estudantil dos mesmos. Escolheu-se também um filme que aborda essa temática para se fazer análise da atuação docente. É necessário que o professor tenha condições, não só psicológicas, mas também sociais e culturais para desenvolver a mediação pedagógica de forma a marcar seus alunos positivamente. Os professores aqui apresentados deixaram marcas positivas em seus alunos por terem consciência de que o seu papel é importantíssimo para a formação de todos que passam pela sala de aula.