O presente trabalho tem como objetivo analisar os erros cometidos por alunos da 1ª Série do Ensino Médio de uma escola pública em questões sobre a operação potenciação a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo. Para tanto, utilizamos uma pesquisa diagnóstica envolvendo 31 alunos de uma turma da série mencionada. Nesta pesquisa foi usada uma atividade contendo questões sobre o conceito da operação potenciação. Observamos que a maioria dos alunos tem dificuldades de resolver as potências, principalmente nas questões onde a base e o expoente são negativos, pois as questões que envolviam este tipo de potência não houve nenhum acerto. Os erros mais comuns nas resoluções envolviam a regra de sinais, a falta de conhecimento ou esquecimento de algumas propriedades de potência, o que mostra que conteúdos que deveriam ser dominados pelos alunos ainda estão com lacunas. Compreendemos que se essas dificuldades não forem sanadas, os alunos terão dificuldades em aprender conteúdos que necessitam desse pré-requisito. Destacamos a importância do professor usar o erro como instrumento de investigação, pois os erros servem como ponto de partida para explorações e por meio deles é possível construir o conhecimento.