O presente artigo surge uma reflexão que fizemos ao longo de nossa atuação na sala de aula como estagiário, e hoje como professor da educação infantil. Intitulado A Indisciplina nas séries iniciais, o nosso propósito é pensar a temática a partir da realidade, porém, respaldados na teoria e nos autores dão sustentação a nossa pesquisa. Assim, pretendemos discutir a questão da indisciplina, suas principais causas, manifestações que contribui para o aumento de tal problema nas séries iniciais do Ensino Fundamental, pois a indisciplina faz parte do processo ensino-aprendizagem e pode estar relacionada como resistência à dominação, estando presente no cotidiano da escola, no seio da família e na sociedade em geral, sendo gerada pela falta de limites, podendo comprometer a qualidade e a efetivação da prática pedagógica. Assim apresentamos as etapas desenvolvidas durante o processo de pesquisa, objetivando diagnosticar a concepção dos professores do ensino fundamental sobre a indisciplina escolar, bem como promover uma reflexão, baseando-se em estudos, onde procura destacar algumas sugestões para a escola, para os pais e para o professor repensar a sua prática enquanto mediador do conhecimento, enfocando assim o preventivo como suporte.