A HISTÓRIA DA MULHER NO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XX: VOCAÇÃO E REPRESENTAÇÃO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35259 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2563 "inscrito_id" => 3324 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MULHER NO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XX: VOCAÇÃO E REPRESENTAÇÃO" "resumo" => "A feminização do magistério, que dava mostras incipientes já a partir dos finais do século XIX, seria fortalecida após a República com o potencial de regeneração nacional e com uma visão de Escola Doméstica que cuida, ampara, ama e educa, colocando nas mãos femininas esta responsabilidade. Assim esse trabalho visa apresentar a história, vocação e representação da mulher no magistério que foi e continua sendo um fenômeno universal com várias interpretações. Neste sentido a pesquisa realizada, irá desvendar todos os caminhos traçados pela mulher para chegar ao magistério e sua contribuição para o desenvolvimento educacional da sociedade feminina. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se dados documentais, leis, decretos, pareceres, normas educacionais e dados da época. O imaginário republicano brasileiro que se estendeu ao século XX foi a fé do liberalismo no poder da escola e a feminização do magistério, que dava mostras incipientes já a partir dos finais do século XIX, seria fortalecida após a República. Na reconfiguração da sociedade que se desejava progressista e esclarecida, com o potencial de regeneração nacional, havia a crença numa visão de escola que doméstica, cuida, ampara, ama e educa. Essa crença vai ter seu prolongamento nas décadas seguintes à Proclamação e, juntamente com as aspirações de unidade política e a proliferação de um discurso alvissareiro sobre a educação, vai colocar nas mãos femininas a responsabilidade de guiar a infância e moralizar os costumes. Nessa visão constrói-se a tessitura mulher-mãe-professora, aquela que ilumina na senda do saber e da moralidade, qual mãe amorosa debruçada sobre as frágeis crianças a serem orientadas e transformadas por dedos que possuem a capacidade natural de desenhar destinos e acalentar esperanças, coadjuvantes inspiradas de uma escola que se erige como transformadora de consciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "MULHER, MAGISTÉRIO, FEMINIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID3324_13092017122033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA MENEZES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA CARLA" "autor_email" => "prof.carla.menezes@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE (IFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35259 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2563 "inscrito_id" => 3324 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MULHER NO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XX: VOCAÇÃO E REPRESENTAÇÃO" "resumo" => "A feminização do magistério, que dava mostras incipientes já a partir dos finais do século XIX, seria fortalecida após a República com o potencial de regeneração nacional e com uma visão de Escola Doméstica que cuida, ampara, ama e educa, colocando nas mãos femininas esta responsabilidade. Assim esse trabalho visa apresentar a história, vocação e representação da mulher no magistério que foi e continua sendo um fenômeno universal com várias interpretações. Neste sentido a pesquisa realizada, irá desvendar todos os caminhos traçados pela mulher para chegar ao magistério e sua contribuição para o desenvolvimento educacional da sociedade feminina. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se dados documentais, leis, decretos, pareceres, normas educacionais e dados da época. O imaginário republicano brasileiro que se estendeu ao século XX foi a fé do liberalismo no poder da escola e a feminização do magistério, que dava mostras incipientes já a partir dos finais do século XIX, seria fortalecida após a República. Na reconfiguração da sociedade que se desejava progressista e esclarecida, com o potencial de regeneração nacional, havia a crença numa visão de escola que doméstica, cuida, ampara, ama e educa. Essa crença vai ter seu prolongamento nas décadas seguintes à Proclamação e, juntamente com as aspirações de unidade política e a proliferação de um discurso alvissareiro sobre a educação, vai colocar nas mãos femininas a responsabilidade de guiar a infância e moralizar os costumes. Nessa visão constrói-se a tessitura mulher-mãe-professora, aquela que ilumina na senda do saber e da moralidade, qual mãe amorosa debruçada sobre as frágeis crianças a serem orientadas e transformadas por dedos que possuem a capacidade natural de desenhar destinos e acalentar esperanças, coadjuvantes inspiradas de uma escola que se erige como transformadora de consciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "MULHER, MAGISTÉRIO, FEMINIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID3324_13092017122033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA MENEZES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA CARLA" "autor_email" => "prof.carla.menezes@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE (IFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }