Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENCONTRO DOS LEITORES COM O TEXTO: A LEITURA DE LITERATURA COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO DOS MEDOS INFANTIS

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estudo é recorte da dissertação “A leitura de literatura na escola: por uma educação emocional de crianças na educação infantil” e analisa as contribuições da literatura infantil para a problematização das experiências emocionais de crianças na Educação Infantil. Respalda-se, metodologicamente, nos princípios da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso. Possui como corpus turma de Educação Infantil, nível V, com 28 crianças, entre 5 e 6 anos, de escola pública de Natal - RN. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o diário de campo, gravações em áudio e entrevista semi-estruturada. Para fins deste artigo, analisou-se duas sessões de leitura de literatura infantil: Chapeuzinho Vermelho (GRIMM, 2004) e Chapeuzinho Amarelo (HOLANDA, 2007). As sessões se fundamentaram na metodologia da andaimagem ou scaffolding (GRAVES & GRAVES, 1995) e se desenvolveram com base em duas etapas: planejamento e implementação. Na fase de planejamento foram realizadas as seguintes ações: estudos teóricos com a professora da turma, que ministrou as sessões de leitura; seleção dos textos de literatura infantil e planejamento das sessões. A etapa de implementação foi dividida em três fases: pré-leitura, com atividades de sensibilização e motivação para o texto; leitura, realizada em voz alta e pós-leitura, utilizando-se como estratégia a discussão das histórias. Tomou-se como referencial teórico os estudos de Amarilha (2006), Bettelheim (2004), Damásio (1996/2000), Del Nero (2003), Held (1980), Machado (2002), Zilberman (2003). Constatou-se que as discussões propostas pelos textos possibilitaram aos aprendizes projetarem suas vivencias na ficção, identificarem-se com os personagens, exteriorizarem seus medos e compartilharem seus conflitos com a comunidade de outros leitores, auxiliando-os na construção de estratégias de compreensão de sua realidade emocional. Nesse sentido, propôs diálogo entre literatura e educação como caminho possível para a implementação de prática pedagógica que compreenda como um de seus eixos o desenvolvimento emocional de crianças.

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