COSTA, Mayza Barbosa Duarte Da. A evolução da educação matemática no brasil. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/35185>. Acesso em: 22/11/2024 04:30
O conhecimento matemático enfrenta constantes mudanças visando uma melhor compreensão do processo de aprendizagem. Embora tais mudanças desenvolvam reformas no decorrer do ensino dessa disciplina no Brasil, ainda identificamos, a partir dos resultados apresentados pelas avaliações de rede, como Sistema Nacional de Avaliação Escolar da Educação Básica – SAEPE e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc também nomeada de PROVA BRASIL, que a aprendizagem da matemática pelos estudantes brasileiros, nos anos iniciais, apresenta um quadro bastante preocupante. Essa situação nos direciona a certos questionamentos, um deles é por que será que a matemática como disciplina, sempre foi temida pelos alunos. No decorrer desse estudo, observamos que várias razões têm sido atribuídas a essa situação, ora ligadas ao professor, ora ligadas ao aluno. Nessa perspectiva, esta pesquisa, do tipo bibliográfica, tem como justificativa a necessidade de compreender, a partir de uma breve retrospectiva histórica do ensino da matemática, como as concepções e representações referente ao ensino da matemática no Brasil foram sendo construídas. Com o objetivo de compreender a evolução do ensino da matemática no Brasil, reconhecemos no decorrer desse estudo que, embora o ensino da matemática tivesse diversificadas transformações, as influências do ensino tradicional, perpetuado na década de 1930, ainda possui grande espaço nas práticas de ensino e aprendizagem dessa disciplina na atualidade. Porém reconhecemos, também, que atualmente os constantes estudos que visam a qualificação desse ensino, estão direcionas para uma proposta interessante, em que o professor se torna mediador entre o saber sistematizado e a experiência concreta do seu aluno.