A linguagem característica das disciplinas científicas apresenta algumas especificidades, e o uso de representações corresponde a uma delas. Ao comunicar os conhecimentos oriundos de suas pesquisas, os cientistas utilizam não só a linguagem verbal, bem como das representações visuais. Desse modo, o Ensino de Biologia, uma disciplina científica, também é marcada por essa linguagem. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar as possíveis orientações a respeito do uso de representações presentes em manuais do professor em uma coleção de livros didáticos de Biologia aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015. Como referencial metodológico, utilizamos a análise de conteúdo para a elaboração de categorias e indicadores. Após a análise dos resultados foi possível identificar duas categorias relacionadas as orientações, uma voltada para as habilidades que podem ser desenvolvidas pelos educandos em situações didáticas que envolvem a utilização das representações e outra quanto ao uso destas pelo professor em sala de aula. Nota-se de maneira geral, que os manuais do professor identificam a importância do uso, assim como sugestões de estratégias que podem ser utilizá-las pelos educadores para possibilitar o desenvolvimento de habilidades pelos alunos. O professor deve assumir uma postura ativa e crítica no processo de planejamento e ministração de aulas com o uso de representações para que sejam utilizadas não apenas para ilustrar, mas que os educandos sejam capazes de compreender como foram produzidas, além de interpretar os conceitos contidos nelas, explorando dessa maneira as funções pedagógicas das representações utilizadas nos livros didáticos no Ensino de Biologia