O objetivo deste trabalho é mostrar que o currículo escolar para a Educação de Jovens e Adultos é um documento, que assim como os documentos dos outros níveis, precisa ter uma especificidade para atingir o público a que se destina. Entender como o currículo escolar é trabalhado na EJA, levando em consideração as especificidades dos sujeitos que a compõem, delimitou o agente norteador durante a pesquisa. Conhecer profundamente o currículo para a EJA proporciona compreender como se configura essa modalidade de ensino, suas dificuldades e possibilidades no contexto atual da escola, visamos compreender que a EJA é uma modalidade de educação que se destina à inclusão escolar e ao acolhimento de sujeitos que, por diferentes motivos, foram exclusos da educação durante sua infância ou adolescência. Trabalhar com Jovens e Adultos é um grande desafio para os educadores da EJA, visto que a academia nos prepara, principalmente, para trabalhar com crianças, nesse sentido a EJA se torna um desafio ainda maior, pois esses sujeitos estão voltando para a escola, muitas vezes, após vários anos afastados dela. Então como deve ser feita a organização curricular para esses sujeitos? A partir dessa pergunta intencionamos, ao longo desse texto, discutir a importância desse currículo e mostrar que é neste documento que se sistematizam os esforços pedagógicos da escola, nele estão contidos os conteúdos que deverão ser abordados no processo de ensino-aprendizagem e a metodologia utilizada para os diferentes níveis de ensino e que sempre devem ser levados em conta diversos fatores, tais como os bairros que estão ao entorno da escola, os tipos de sujeitos que compõem a turma, seu contexto social, cultural, econômico e político.