Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA PARLENDA PARA O CONTO: A RETEXTUALIZAÇÃO COMO PRÁTICA DE ENSINO

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente, o ensino de língua portuguesa vem passando por muitas mudanças com o intuito de acrescentar mais conhecimentos e propostas de trabalho para o ensino da língua materna. Sabendo da grande influência que o folclore tem no ensino, principalmente, no ensino e na vida das crianças e dos adolescentes do Nordeste, decidimos fazer uso dessa influência para trabalhar com a retextualização de uma parlenda transformando-a em um conto. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de como se trabalhar com a retextualização em salas de aula do ensino fundamental II partindo de um texto base, que será a parlenda, transformando-o em um conto. O referencial teórico utilizado neste trabalho foram as teorias de letramento e retextualização defendidas por MARCUSCHI (2008), KLEIMAN (2008), SOARES (2003), ROJO (2012), ANTUNES (2003) entre outros. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o método dedutivo monográfico, de natureza bibliográfica, a partir de leitura sobre retextualização. No decorrer dessa pesquisa, empregamos o procedimento metodológico de investigação qualitativa e, ao longo dela, foram selecionadas, a partir das leituras, teorias que explicassem e defendessem o uso da retextualização em sala de aula. Buscamos através dessa pesquisa ampliar o ambiente de ensino dos gêneros textuais, trabalhando com a retextualização, uma forma dinâmica e interativa que além de ensinar, faz com que as crianças tomem gosto pela literatura, folclore, leitura e escrita. Ao término dessa pesquisa concluiremos que podemos sim transformar um gênero textual em outro, sem perder sua essência, essa busca de retextualização servirá como base para abrir leques de discussão acerca da mudança de gênero textual.

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