Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA A UTILIZAÇÃO DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA.

Palavra-chaves: CINEMA, RECURSO METODOLÓGICO, HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar o Cinema como recurso metodológico para o ensino e valorização da História e Cultura Afro-brasileira. Partindo do princípio que a nossa base escolar priorizava um modelo de ensino pautado numa visão eurocêntrica, aulas expositivas e a memorização, as temáticas da História e cultura afro-brasileira e africana possuíam uma posição relegada nos livros didáticos, e no cotidiano escolar; entendemos que não é uma tarefa fácil romper com tais visões, principalmente por se tratar de uma construção curricular. Contudo, atualmente lei 10.639/2003 não tem autoridade da aplicação desse tema, assim se tornando optativa, dificultando a aplicação do conteúdo e limitando o docente que seria responsável em expor a aula e assim anulando o conhecimento dos alunos de compreender que essa cultura influenciou e influencia na identidade do brasileiro em todos os aspectos. Não obstante, é de suma importância superar tais perspectivas, não somente no sentido de tornar a nossa educação mais diversa, e sim no intuito de romper com os estereótipos, contribuir na formação de futuros professores, bem como ampliar os recursos metodológicos com a finalidade de fazer da didática uma linguagem mais acessível ao alunado. Todavia, com toda essa discussão sobre o processo de lutas para o reconhecimento desse tema e também da utilização do cinema em sala de aula é relatado a relação do professor com esse mecanismo e o seguinte trabalho valoriza isso e traz argumentos de como fazer essa utilização a partir da interpretação do filme ou outro meio audiovisual e de como passar essas informações contidas. Nesse sentido, o nosso trabalho se inclina para o Cinema, como um recurso viável para o ensino da história e cultura afro-brasileira, uma vez que percebemos que tal recurso pode ser e é imbuído de significados pedagógicos, bem como um instrumento de um debate multicultural.

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